Mantega se diz insatisfeito com juros de 5% ao ano
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse estar descontente com o nível atual dos juros reais (descontada a expectativa de inflação para os próximos 12 meses) brasileiros: “Alguns estão satisfeitos com esses juros reais de 5%. Eu não estou satisfeito
Publicado 09/06/2009 13:15
O ministro salientou ainda que essa de taxa contempla, basicamente, investimentos, mas o custo financeiro para a tomada de empréstimos por empresas e cidadãos é ainda bem alto. “O tomador de crédito paga 28%, 30%, 40%, 50% ao ano. (O juro do) crédito ao consumidor está estupidamente elevado”, destacou.
As afirmações foram feitas algumas semanas depois de o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, insistir em que a taxa de juros real de 5% ao ano é a menor da história recente do país e que muitas pessoas no passado sonhavam com esse nível.
O discurso róseo de Meirelles, que ignora a recessão mundial e que os juros reais no mundo está quase negativos, irrita o setor produtivo. Apesar da posição crítica, Mantega buscou relativizar a confirmação de que o país está em recessão, como confirmam os dados do IBGE sobre o primeiro trimestre.
Com informações do Monitor Mercantil