Aracaju prepara campanha de vacinação contra poliomielite
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prepara a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, doença conhecida como paralisia infantil. O lançamento acontece no sábado, 20, na Unidade de
Publicado 09/06/2009 13:32 | Editado 04/03/2020 17:20
“Nós já estamos nos mobilizando para garantir o sucesso da campanha e alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Faremos reuniões com enfermeiros, gerentes, coordenadores e demais funcionários da Rede de Atenção Básica para traçar as estratégias de campanha”, informa a coordenadora de imunização da SMS, Débora Moura.
Cerca de 600 pessoas participarão dos trabalhos. Na ocasião, é importante que os familiares levem o cartão de vacinação. Além de dar a gotinha contra a poliomielite, as equipes vão verificar no documento se a criança também precisa tomar doses das vacinas tetravalente, tríplice viral e contra hepatite B.
A paralisia infantil já foi erradicada no Brasil há alguns anos. Atualmente, apenas quatro países sofrem de fato com a doença: Índia, Paquistão, Afeganistão e Nigéria. “Mas isso não nos conforta. Com o aumento das viagens internacionais e o fluxo de pessoas por vários países, temos que criar mecanismos para evitar a reintrodução do vírus em nosso país”, alerta Moura.
Contra-indicação
As crianças que apresentarem febre alta, vômitos severos e diarréia não devem tomar a vacina. Já as crianças imunodeprimidas, a exemplo de portadoras do HIV, devem tomar um tipo especial do imunizante disponível no Centro de Referência Imunobiológico Especial (Crie) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).