Editora UFMG lança em Belo Horizonte livro sobre Leonardo Boff

Uma extensa entrevista com o teólogo Leonardo Boff e ensaios com olhares diversos sobre sua obra compõem o livro Leituras críticas sobre Leonardo Boff, que a Editora UFMG e a Editora Fundação Perseu Abramo lançam nesta terça-feira, dia 9 de junho. O livro

A obra de Boff – mais de 80 livros publicados em quatro décadas – é um complexo desafio à interpretação, segundo Guimarães. Ela dialoga com vários campos do conhecimento, sob as perspectivas mais amplas. Nascido em Santa Catarina, em 1938, Boff deu expressão a um dos mais importantes movimentos do cristianismo, a Teologia da Libertação, o que lhe valeu severa punição do Vaticano.


 


Artigos
João Batista Libânio, companheiro na Teologia da Libertação e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, é o autor do primeiro artigo, que apresenta a trajetória intelectual de Boff e as várias projeções de sua reflexão. Patrus Ananias, ministro do Desenvolvimento Social do governo Lula, assinala as contribuições de Leonardo Boff para a renovação dos valores sociais da tradição cristã. O teólogo e filósofo espanhol Juan José Tamayo interpreta em seu ensaio o significado internacional da obra de Leonardo Boff; Paulo Agostinho Nogueira Baptista, doutor em Ciências da Religião, aborda o desenvolvimento do tema da ecologia em Boff desde suas origens franciscanas até a proposição do “eco-socialismo”. No texto “Um católico protestante”, o teólogo protestante Rudolf von Sinner trata da contribuição de Boff para a superação do cisma histórico do cristianismo.


 


Em ensaio ao final do volume, Leonardo Boff dialoga com os autores que fizeram a leitura crítica de sua obra. E na entrevista concedida ao organizador Juarez Guimarães, Boff faz revelações sobre diversos aspectos de sua trajetória. Uma de suas respostas inclui uma história curiosa da época de seu doutoramento em Teologia, na Alemanha: “Procurei persistentemente pensar com a minha própria cabeça e formular do meu jeito os problemas também linguisticamente. Um dos orientadores de minha tese em alemão contou mais de 30 palavras alemãs que eu havia criado sem que constassem no dicionário e todas elas inteligíveis. Mas eu nunca me dei conta disso, apenas buscava a fórmula melhor para exprimir o que pensava”.


 


Leituras críticas sobre Leonardo Boff (208 páginas, R$ 36) é o quarto volume da Coleção Intelectuais do Brasil, lançada em 2008 pelas editoras UFMG e Fundação Perseu Abramo. Os primeiros títulos da série são Leituras críticas sobre Boris Fausto, Leituras críticas sobre Evaldo Cabral de Mello e Leituras críticas sobre Silviano Santiago.


 


O lançamento será feito no projeto Sempre um Papo, hoje, às 19h30, no auditório do Colégio Santo Agostinho (rua Aimorés, 2679, em Belo Horizonte). O projeto tem entrada franca.


 


Fonte – Sitio da UFMG – www.ufmg.br