Presidente diz que Petrobras aposta na comunicação direta
“Nós estamos preparados para responder as questões desde que elas sejam pontuais, fáticas e objetivas”, disse o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, em entrevista ao Programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (8). Para e
Publicado 09/06/2009 17:08
Logo no início do programa, os jornalistas da bancada se opuseram à criação do blog Fatos e Dados, criado pela empresa, afirmando que as matérias publicadas na internet deixariam, automaticamente, de ser “exclusivas”. Gabrielli explicou que “estamos apostando num instrumento – criado num momento de intensa exposição sobre temas da Petrobras – com várias interpretações diferentes, com várias conotações distintas, matérias insinuadoras que precisam ser publicadas na íntegra. Nós não estamos dando opiniões antes. A nossa opinião é posterior à publicação. Estou investindo em comunicação direta”.
O blog, que começou a funcionar há seis dias, já registrou cerca de 89 mil acessos. No site, as pessoas podem ter acesso a informações relativas às atividades da estatal. Além dos dados da Petrobras, são divulgadas também notícias publicadas em veículos de comunicação, com perguntas feitas pelos jornalistas e as respectivas respostas dadas pela empresa.
Soco no fígado
O executivo comparou a Petrobras com um grande lutador e as denúncias infundadas com um soco no fígado. “Um lutador grande, se ele recebe um soco no fígado, ele não cai. Mas se esse soco no fígado for permanente, ele vai enfraquecendo e um dia ele cai. Esses socos no fígado são as acusações infundadas…”.
Gabrielli respondeu a perguntas sobre loteamento de cargos na empresa, destacando que “uma empresa que tem 240 mil contratos, uma empresa que funciona como a Petrobras funciona, que nos primeiros três meses desse ano investiu 15 bilhões de reais – são 5 bilhões de reais por mês -, não pode ser uma empresa loteada”.
O planejamento de obras da empresa também foi abordado no programa. Sobre o assunto, ele lembrou que a Petrobras é reconhecida como um dos melhores planejadores do mundo. “Nós somos reconhecidos também por executar obras complexas. Um reconhecimento técnico internacional inegável. Querer atribuir à Petrobras irresponsabilidade ou incompetência no planejamento é uma piada, porque nós temos milhares de obras sendo feitas. Vamos com calma!”
Fonte: Assessoria de Imprensa da TV Cultura