Angela participa de entrevista coletiva na ALESC

Nesta terça-feira, dia 9, foi realizada entrevista coletiva na Assembléia Legislativa, pela bancada do PT e os presidentes estaduais do PT, Luci Choinaki, e do PCdoB, Jucélio Paladini, a respeito da posse da suplente Angela Albino (PCdoB)

Angela Albino assume, juntamente com José Paulo Serafin (PT), interinamente por dois meses nesta quarta-feira (10), nas vagas de Ana Paula Lima (PT) e Padre Pedro Baldissera (PT).


 


A posse dos dois suplentes dá início a política de rodízio da bancada petista na casa e vai possibilitar que os seis primeiros suplentes assumam até o final do ano.



Segundo o líder do PT, deputado Dirceu Dresch, a intenção é valorizar os suplentes. ''Essa é nossa primeira experiência na casa e busca reconhecer o papel daqueles que foram candidatos junto conosco e ajudaram a eleger a nossa bancada''.



 


A deputada Ana Paula disse se sentir segura em relação a posse de Angela Albino na sua vaga nos próximos dois meses. ''Como nós, certamente dará voz aos movimentos sociais. Será uma oportunidade para dar visibilidade a ação de mais uma mulher no cenário político, ainda tão masculino. Temos defendido, reiteradamente, que cada vez mais mulheres exerçam o direito de construir políticas públicas, dando a sua contribuição para a construção de uma nova sociedade''.



 


Padre Pedro também considera que o rodízio fortalece ainda mais a relação entre PT e PcdoB ''com vista as projetos maiores que temos para o nosso país e nosso estado. Tenho certeza também que serei muito bem substituído pelo deputado Serafim, que já é experiente e conhece muito bem a casa''.



 


Angela Albino agradeceu a bancado do PT e disse que a 30 anos o partido esperava a possibilidade de poder ocupar uma vaga no parlamento catarinense. ''Nós somos aliados históricos e esse gesto é muito importante, além de manter estável o número de mulheres na Assembléia, num estado que ainda tem pouca participação da mulher. Vamos manter firme a representação que a Ana Paula tem aqui''. Angela disse que vai fortalecer o diálogo com os movimentos sociais e que a mobilidade urbana, um dos temas preocupastes na grande Florianópolis será prioridade.



Serafim também considerou importante a atitude da bancada, ''embora, se não ocorresse o rodízio, eu não me preocuparia, porque me sinto muito bem representado pelos deputados do PT''. Serafim vai reapresentar o projeto para os celíacos, pessoas que tem intolerância ao glúten presente em muitos alimentos, e também privilegiar o diálogo com os movimentos sociais.



A presidente estadual do PT, Luci Choinaki, disse que o partido pretende fazer da política de rodízio uma ação permanente na Assembléia e reforçar essa prática também nas câmaras de vereadores do estado. ''Fico muito feliz com a posse do Serafim e da Angela do PCdoB, um partido com o qual sempre compartilhamos sonhos de transformações sociais'', disse.



Jucélio Paladini, presidente estadual do PCdoB, considerou ''um importante gesto do PT'' possibilitar a posse da primeira deputada do partido em Santa Cartarina. ''Esse é um marco para nós do PCdoB'', considerou.



O deputado Pedro Uczai (PT), que deve se licenciar na próxima semana para a posse de mais um suplente disse estar feliz e que ''o rodízio é uma cultura política necessária que sempre defendi''. Já o deputado Jailson Lima (PT) considera que ''o rodízio não é uma questão de generosidade e sim de princípios''.


 


O deputado Décio Góes (PT), estava em Brasília representando a Assembléia na assinatura de convênio do PAC para prevenção de cheias no sul do estado, fruto de um projeto seu durante o mandato de prefeito de Criciúma, também defendeu o rodízio ''como forma de fortalecer novas lideranças''.



 
Gilberto Del'Pozzo
Assessor de Comunicação
Bancada Estadual do PT
www.bancadaptsc.org.br
del_pozzo@yahoo.com.br
(48) 3221 2824 / 9983 1333