Livro coloca metas e orientações para trabalho na juventude
A Secretaria de Juventude do PCdoB acaba de disponibilizar na internet e já distribui pelos comitês estaduais de todo o Brasil o livreto Partido e Juventude – um projeto estratégico para a atuação do PCdoB entre a juventude. Terceiro de uma sé
Publicado 09/06/2009 21:04
O partido busca, neste momento, iniciar uma nova fase de inserção entre os jovens buscando a construção de um projeto diferenciado de Brasil. Entre as metas de curto prazo está a batalha eleitoral do próximo ano. “Uma grande influência do partido e da esquerda sobre a juventude brasileira é fator decisivo para dotar os movimentos juvenis de uma linha política justa, sem a qual dificilmente estes jogarão o papel que deles se espera, por exemplo, no período que se estende até as eleições 2010”, diz Ricardo Abreu “Alemão” na apresentação do livreto.
Na publicação estão reunidos textos elaborados recentemente, sendo o principal deles resultado do 2º Encontro Nacional Partido e Juventude, realizado em abril de 2008. O documento, intitulado “Um projeto estratégico para a atuação do PCdoB entre a juventude”, foi atualizado em março deste ano durante o Encontro Nacional de Secretarias de Juventude do PCdoB; em seguida, foi lançado para todo o coletivo partidário e, conforme assinalou a Secretaria de Juventude, está aberto “à colaboração da inteligência coletiva dos comunistas”.
Apesar dos avanços obtidos pelo partido na área, Alemão reconhece que “nossa presença entre a juventude brasileira é ainda muito modesta”. Para ele, “precisamos crescer muito mais entre os jovens, sendo críticos e criativos para enfrentar nossas debilidades e insuficiências, buscando avançar ainda mais”.
O livreto traz ainda um histórico sobre o trabalho do partido com a juventude desde os anos 1920 até hoje; outro texto traz orientações para as secretarias de juventude dos comitês estaduais e municipais. O resultado esperado com o aprimoramento do trablaho entre os jovens é que o partido consiga, desde a sua base, se renovar combatendo “a auto-suficiência e o contentamento comodista”, coloca a publicação.
Ainda de acordo com as palavras de Alemão no livreto, “o projeto partidário para a UJS precisa ser desenvolvido, precisa entrar em uma nova fase”, a fase da UJS de massas. “Mesmo com êxitos em nosso trabalho e com o intenso protagonismo político desempenhado pela UJS, consideramos que apenas começamos, quando miramos o nosso horizonte socialista”, apontou.
Da redação
Baixe aqui o livreto Partido e Juventude (em PDF)