Sem categoria

Greve de gráficos deixa França sem jornais no sábado

Os jornais nacionais franceses não circulam neste sábado (13) devido a uma greve dos gráficos, como parte de uma ''jornada interprofissional de manifestações''. O movimento afeta os principais diários do país, Le Monde, Libération, La Tribune, Le Figa

O protesto é dirigido conjuntamente pelas centrais sindicais francesas (CGT, CFDT, FO, CFTC, CFE-CGC, FSU, Solidaires e Unsa), em campanha contra a política do governo Nicolas Sarkozy face à crise econômica. O movimento sindical francês tem se mostrado decidido a não deixar que os trabalhadores paguem a onta da crise, a começar por uma bem sucedida jornada de greve geral nacional, no fim de janeiro.

A greve começou na noite de sexta-feira, com previsão de ir até o sábado e impedir uma edição dos diários. O Le Monde avisou os leitores que não estará nas bancas, convidando-os a ler gratuitamente a versão em pdf na internet.

No caso dos jornais das províncias, alguns também têm  suas edições afetadas pelo protesto, como é o caso de Sud Ouest. Outros, como Nice Matin e Courrier Picar devem circular.normalmente.

Com informações do Le Monde