Eduardo Farias visita obras da Policlínica Roney Meirelles
Na manhã desta terça-feira, 9, o vice-prefeito Eduardo Farias e o secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil; acompanhados do secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Wolvenar Camargo; visitaram as obras de reforma e ampliação do
Publicado 09/06/2009 10:57 | Editado 04/03/2020 16:10
A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com o Governo do Estado, realiza obras de reforma e ampliação em cinco centros de saúde da Capital e transformando outros dois – o Hidalgo de Lima, no Sobral e Roney Meirelles, no Adalberto Sena – em policlínicas. As ações fazem parte do Pacto pela Saúde assinado em 2007 pelo prefeito Raimundo Angelim e o governador Binho Marques. As obras visam melhorar o atendimento às comunidades, evitando que o cidadão precise buscar atendimento em unidades avançadas como o Pronto Socorro e a Fundhacre.
Na manhã desta terça-feira, 9, o vice-prefeito Eduardo Farias e o secretário Municipal de Saúde, Pascal Khalil; acompanhados do secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Wolvenar Camargo; visitaram as obras de reforma e ampliação do centro de saúde Roney Meirelles que está sendo transformado em uma policlínica.
As obras, segundo Wolvenar Camargo, serão concluídas na próxima semana e incluem uma ampliação de 314 m², além de troca geral de janelas de madeira por janelas de alumínio, adequação e criação de novas salas e ambulatórios, climatização de todos os espaços internos, revitalização da fachada, troca de forro, revestimentos, pisos e azulejos; recuperação da cobertura existente, troca geral de todas as instalações elétricas e hidro-sanitárias.
A secretaria Municipal de Saúde já deu início ao processo licitatório para compra dos equipamentos da nova unidade que atualmente funciona em um prédio alugado pelo município no mesmo bairro.
“Nós realizamos aqui, na verdade, uma nova construção, pois toda a estrutura foi mudada. Estamos com uma unidade moderna, em condições de atendimento em várias áreas de saúde, como clínica médica, pediatria, ginecologia, além de fisioterapia, nutrição e a presença diária de um educador físico, priorizando a prevenção. Esta é a nova realidade da saúde do município”, explicou Eduardo Farias.
Com a implantação do Pacto pela Saúde os centros de saúde e policlínicas estarão preparados para receber o pacientes, oferecer consultas, medicar e, principalmente, fazer o trabalho de prevenção de doenças como hipertensão e dos casos de obesidade.
O atendimento inicial é feito no Módulo de Saúde do bairro, por um clínico geral. Os casos que necessitarem de maior investigação serão encaminhados aos Centros de referência, que verificam a necessidade de direcionar os casos para um especialista na Fundação Hospital do Acre (Fundhacre).
No município de Rio Branco, a prefeitura destinou mais de 15% de seu orçamento para investir na saúde. Comparando o crescimento do índice de investimento entre os anos de 2004 a 2007 os números ultrapassam os 50%, ou seja, a prefeitura aplicou 57, 5% de seus recursos para ampliar e melhorar o atendimento da saúde pública em Rio Branco, que hoje tem cobertura de 60% na zona urbana e rural.