Coréia do Norte tem 11 bases aptas para testes nucleares
De acordo com os meios de comunicação americanos, japoneses e sul-coreanos, foram detectadas 11 bases de testes nucleares a escolher na República Popular Democrática da Coreia, uma das quais será selecionada para sua terceira explosão nuclear experimen
Publicado 18/06/2009 19:03
Das 11 instalações nucleares reveladas pelos meios americanos e sul-coreanos, as de Chagang-do e Pyongan-bukdo são as mais atraentes por serem mais próximas à China.
Segundo a mídia americana e de outros países ocidentais, a Fábrica Geral N.º 26 em Chagang-do é o local do maior arsenal da RPDC, com uma fábrica com cerca de 20 mil trabalhadores e capaz de construir mísseis teleguiados de diversos tipos, foguetes, torpedeiros, bombas antissubmarinas e minas.
Também é o principal centro de investigação e produção das armas nucleares da RPDC. O centro está dotado de dois túneis espaçosos, que permitem a passagem de dois caminhões lado a lado.
Havia trilhos ferroviários colocados na entrada dos túneis quando se construia o projeto subterrâneo. Os dois túneis foram dedicados ao armazenamento das ogivas nucleares a ao teste nuclear, respectivamente.
Os analistas acreditam que é possível que a RPDC realize seu terceiro teste nuclear nesta base, construída mais cedo e dotada de instalações completas.
As instalações nucleares de Kumchang-ri, a cerca de 40 quilômetros de distância da fronteira com a China, estão envoltas em mistério.
De 1998 a 1999, um grupo de expecialistas nucleares dos Estados Unidos e de outros países fez uma inspeção nesta base nuclear, sem detectar sinais suspeitosos.
Entretanto, depois foi construído um lago artificial sobre as instalações, e uma ilha também artificial, com cabos de fornecimento de eletricidade de 3 mil volts.
Um contingente de 2.500 militares está acantonado nesta área. Isto aumentou as possibilidades de que as instalações se dediquem ao “uso especial”. Além disso, segundo revelaram os especialistas, há túneis de grande profundidade no subsolo de Kumchang-ri e não se sabem quais são suas aplicações.
Não é necessário utilizar as instalações de Kumchang-ri para o enriquecimento de urânio já que se encontra muto próxima das instalações de Yongbyon, e terá mais possibilidade de dedicar a base nuclear de Kumbhang-ri aos testes nucleares.
No norte da Coreia as montanhas têm uma altitude de 440 metros acima do nível do mar, em média. No verão, o vento sopra do mar, no sudeste, até o continente. E a direção do vento não muda até o mês de outubro. A influência do teste nuclear que será realizado no verão pela RPDC preocupa a China.
A sul-coreana Yonhap News Agency informou, citando um funiconário do governo sul-coreano, que, todavia, ainda não foram detectadas partículas radioativas da segunda explosão nuclear norte-coreana sobre a área do lugar de teste, o que demonstra que o estado hermético do sítio de testes subterrâneo da RPDC é melhor que o esperado.