Sem categoria

Zelaya decola rumo a Honduras

O presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya, partiu rumo a seu país em um voo que decolou de Washington, acompanhado pelo presidente da Assembleia das Nações Unidas, Miguel D' Escotto.

Zelaya anunciou em um contato telefônico transmitido pela emissora de TV Venezolana de Televisión que chegará a Honduras  nas primeiras horas da tarde (após 15h de Brasilia) e que também está prevista a chegada a Tegucigalpa de outro avião, com uma comissão formada pelos presidentes da Argentina (Cristina Kirchner), do Equador (Rafael Correa) e do Paraguai (Fernando Lugo).



O presidente constitucional do país centro americano, antes de partir, disse que a comunidade internacional está clara no que se refere a não retroceder nos progressos da democracia.



Com essa premissa, duas comissões decolaram de Washington para Honduras, após uma sessão extraordinária da Organização de Estados Americano (OEA): uma, formada por Manuel Zelaya e o presidente da Assembleia das Nações Unidas (ONU, Miguel D`Escoto) e outra, integrada pelo secretario-geral da OEA, José Miguel Insulza, e os presidentes Cristina Fernández Kirchner (Argentina), Rafael Correa (Equador) e Fernando Lugo (Paraguai).



“Estamos agindo de acordo com o Tratado de Direito Internacional e com as ações a tomar para a restituição da democracia em Honduras, agregou Manuel Zelaya.



“Quero acompanhar meu povo, e peço a eles a calma, não a violência. Que tudo se desenvolva em um clima de tranquilidade”, afirmou Zelaya.



Zelaya assinalou que viajará a seu país com os presidentes das Américas, “que são os baluartes da nossa democracia, que é um valor insubstituível”.



“Ao povo, digo  que se mantenha vigilante, defendendo seus diretos de forma pacífica. A arma é o direito do povo a ser soberno”, destacou Zelaya.