Evaldo Lima – Esporte e participação popular
A criação da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), em março de 2008, representou um avanço para as políticas públicas do setor. Tratando o esporte e o lazer enquanto elementos de desenvolvimento humano, a Prefeitura busca integrar a populaçã
Publicado 09/07/2009 08:42 | Editado 04/03/2020 16:34
Assumimos a Secel com objetivo de dar continuidade às iniciativas da atual Política Pública Municipal. Ao longo dos próximos anos teremos importantes desafios pela frente, um dos mais imediatos é mobilizar a população da Capital para participar da I Conferência Municipal de Esporte e Lazer. O objetivo da Conferência, que será realizada no segundo semestre deste ano, é
discutir o papel da sociedade civil e dos movimentos sociais na construção dos rumos da Política Pública de Esporte e Lazer.
Durante a Conferência, será definido o Plano Municipal de Esporte e Lazer com as metas e prioridades para o setor, juntamente com a escolha dos membros do Conselho Municipal e dos delegados para a Conferência Estadual.
Seguindo o exemplo dos setores de Saúde e Cultura, o segmento de Esporte e Lazer está dando início ao processo de construção de um Sistema Nacional. Trata-se de um passo importante para transformar as Políticas Públicas de Esporte e Lazer em Políticas de Estado.
Outra importante tarefa da Secel diz respeito aos projetos da Capital para a Copa do Mundo de 2014. Após um esforço conjunto da Prefeitura e Governo do Estado, que resultou na escolha de Fortaleza como uma das subsedes, é hora de unir esforços, mais uma vez, para colocar em prática todas as metas traçadas no Plano de Investimentos.
Para além do apoio governamental, que será obtido em todas as esferas (Municipal, Estadual e Federal), precisamos também envolver a iniciativa privada e, principalmente, a população cearense para que juntos possamos realizar a maior Copa de todos os tempos.
Evaldo Lima é Secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza