Paim defende fim do fator previdenciário
O fim do fator previdenciário, que serve de cálculo na concessão da aposentadoria, foi debatido ontem pela manhã em audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.
Publicado 14/07/2009 11:24 | Editado 04/03/2020 17:11
Com o plenarinho lotado, principalmente por representantes sindicais, o senador Paulo Paim apresentou seu projeto, que acaba com o fator previdenciário e está em tramitação na Câmara de Deputados. 'O fator representa um crime contra os trabalhadores por provocar a redução no salário quando eles se aposentam', disse, destacando que o fator prejudica sobretudo aqueles que têm os salários mais baixos.
Para Paim, o governo federal não irá vetar o projeto se houver a aprovação do Congresso Nacional. Implantado em 1999, o fator provoca redução no benefício do segurado, quando se aposenta, pois leva em conta o tempo de serviço e a idade. Segundo a juíza federal de Santa Maria, Simone Barbisan Fortes, a extinção do fator previdenciário irá reduzir os prejuízos na renda do aposentado. Para o relator do projeto, deputado Pepe Vargas, o governo não irá sancionar se a proposta for aprovada na íntegra. O melhor caminho, disse, é uma negociação para buscar um projeto alternativo.
Para o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Aposentados do RS, Iol Medeiros, mantendo o fator o governo pretende aumentar o tempo de contribuição sem isso refletir em melhorias ao aposentado. Para o presidente da União Geral do Trabalhadores do RS, Paulo Barck, a redução nos vencimentos do aposentado compromete a situação das famílias. Celso Woyciechowski, da CUT, disse que o debate previdenciário deve incluir mais questões.
FONTE: Correio do Povo