UBM funda novo núcleo no Paraná

Na noite desta segunda-feira, a UBM convidou as mulheres da cidade de São José dos Pinhais para a reunião inaugural do núcleo na cidade.

Gisele Schmidt, uma das propositoras do evento, saudou todos os presentes chamou para compor a mesa, a Sra. Elza Campos, coordenadora da UBM no Paraná, Marcelo Jugend, Secretário Municipal de Segurança, Glaucia Pusoli, integrante do núcleo, e Toninha secretária de mulheres do PT-PR, representando a presidente do PT – PR Gleisi Hoffmann e Milton Alves Presidente do PCdoB – PR.


 


Elza Campos saúda a plenária ressaltando a importância da criação de um núcleo em uma das cidades mais promissoras do Estado, e que esta reunião do núcleo São José, fortalecerá o processo de mobilização das mulheres em toda região metropolitana; “A próxima cidade a ter seu núcleo será Araucária. Elza traça o histórico de lutas da UBM e sua inserção nos movimentos sociais destacando que, “vivemos um novo momento na América Latina onde; de forma inédita se criam políticas públicas, para as mulheres, principalmente no Brasil, através da secretaria de política para mulheres, criada no governo Lula.” completa Elza.


 


Glaucia diz que o objetivo de fundar essa entidade emancipacionista, é a defesa dos direitos das mulheres. “As mulheres já avançaram muito em busca dos seus direitos, porém ainda falta muito, pois apenas 33% das jovens brasileiras que já iniciaram sua vida sexual buscaram o uso de preservativos, sendo que dessas apenas 21% usaram como meio, o posto de saúde. Em função disso o aumento de mulheres infectadas pelo vírus da AIDS, por exemplo, é duas vezes maior que os homens”.


 


Para Antonia Passos, a organização das mulheres é essencial para a garantia dos direitos femininos, “a democracia começou mesmo após a constituição de 1988, pois somente neste momento as mulheres começaram a ter alguns direitos”.


 


Marcelo Jugend comenta que é necessário um choque cultural na sociedade, “A violencia contra a mulher deve ser combatida a através da educação social, lutamos diariamente contra o machismo que historicamente está presente quase que na totalidade dos homens e na grande maioria das mulheres, a violência contra as mulheres deve ser reprimida através da quebra de paradigmas” afirma o secretário.


 


Milton Alves presidente do PCdoB do Paraná, “Qualquer horizonte de mudança social passa pela emancipação das mulheres, no PCdoB e nas suas comissões é obrigatório a participação de pelo menos 30% de mulheres”.


 


Para o secretário municipal de esportes do município Claudio Padilha, é necessário aumentar o papel das mulheres na sociedade, “as mulheres devem ocupar espaços na sociedade, aumentando assim a representatividade feminina, principalmente na política onde podem garantir grande parte de seus direitos”.


 


O Vice-prefeito espera que esse núcleo possa auxiliar o poder público, “Além do debate esse núcleo possa também propor ações para o legislativo e o executivo, existem propostas para a criação de um órgão direcionado a mulher, que deve ser porta voz desse movimento local”.


 


Finalmente a nova coordenadora do Núcleo de São José Gisele Smidt agradeceu a presença de todos e convidou para um coquetel.



Sobre a cidade de São José dos Pinhais


 


São José dos Pinhais é uma cidade média, a segunda mais populosa da mesoregião e a tendo uma população aproximada de 280 mil habitantes.


 


É o terceiro pólo automotivo do País, abrigando montadoras da  Volkswagen, Audi  Renaut e outras, sede do aeroporto Internacional Afonso Pena. Atualmente tem uma gestão progressista com unidade dos principais partidos de esquerda e de centro.