Política russa na AL é baseada em 'interesses nacionais'
A Rússia aplica na América Latina uma política baseada em seus interesses nacionais”, declarou nesta terça-feira (14) o embaixador da Federação Russa no México, Valeri Morózov.
Publicado 14/07/2009 18:19
“Estruturamos nossas relações bilaterais e multilaterais na região latino-americana, baseados em nossos interesses nacionais. Seu desenvolvimento não persegue objetivos de fazer danos a qualquer país da região”, acrescentou.
“Hoje em dia o mundo é testemunha do regresso da Rússia à América Latina. Em nossa opinião, existem causas objetivas para isso: a Rússia se fez mais forte no aspecto econômico, desempenha um papel cada vez mais importante nos assuntos internacionais, amplia seus vínculos exteriores, agindo como fator importante de estabilidade no mundo. A América Latina, por sua vez, se transforma em um dos centros mundiais de crescimento econômico”, assinalou o diplomata.
Morózov opina que a Rússia e os países latino-americanos poderão agir como aliados em busca de soluções para os problemas chave do mundo.
“Segundo mostraram as visitas do presidente da Rússia aos Estados da América Latina em 2008 e as viagens de líderes latino-americanos à Rússia, nossas posições coincidem ou são afins em muitos pontos da agenda internacional, o que nos converte em aliados naturais, que poderão buscar juntos as soluções dos problemas globais”, disse o embaixador em sua conclusão.