Governo do Estado qualifica jovens negros para concursos públicos

A partir de outubro deste ano, mulheres e homens negros, de baixa renda, concluintes do ensino médio, oriundos da rede pública de ensino, com idade a partir de 18 anos, poderão se qualificar gratuitamente para disputar uma vaga nos concursos públicos. O c

Durante a solenidade de assinatura do convênio, o secretário Nilton Vasconcelos, afirmou que este projeto colabora diretamente para a redução das desigualdades em nosso estado e, que também, é um resgate de uma dívida histórica com a população negra da Bahia. “Essa é a nossa contribuição. Mas não podemos pensar apenas em políticas de promoção para o acesso, mas também em ações para os que já estão presentes no serviço público”, afirmou.



Agenda – Ação integrante da Agenda Bahia do Trabalho Decente, atendendo ao eixo de promoção da igualdade, em especial às questões relativas a gênero e raça, o projeto conta com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep) e oferecerá um curso preparatório para concursos públicos. No seu conteúdo serão apresentados conceitos de: administração, direito constitucional, legislação, atualidades, matemática, língua portuguesa, além de abordar a temática de gênero e raça na contemporaneidade e planejamento de carreira, discutindo a geração de renda por meio de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo.



Com carga horária de 410 horas, distribuídas ao longo de 8 meses, o curso terá 5 turmas, quatro na modalidade presencial (Unidade Central do SineBahia, Colégio Estadual Hamilton Lopes, Centro Comunitário da Igreja Nossa Senhora da Luz e no Cepaia) e uma na modalidade à Distância e Presencial. Nesse caso, os alunos poderão fazer o curso, através de computadores conectados à internet e se encontrarão, uma vez por semana, aos sábados, no Centro de Tecnologia de Lauro de Freitas.  Nesta primeira etapa serão contempladas 200 pessoas de Salvador e Região Metropolitana.


 


As inscrições para o curso poderão ser feitas na unidade central do SineBahia, na Avenida ACM, ou através do site www.selecao.uneb.br/afirmativo , entre os dias 17 e 20 de agosto. A homologação da documentação entregue pelos candidatos, informando se o concorrente está ou não apto a continuar no processo seletivo ficará para os 24 a 28 de agosto.  A prova escrita está prevista para ocorrer entre 20 de setembro e 06 de outubro, e o resultado será divulgado no dia 13 do mesmo mês. Os aprovados deverão fazer as suas matrículas nos dias 14 e 15 de outubro. A aula inaugural será no dia 19 de outubro.


 


Fonte: Ascom/Setre