Sem categoria

Luta antimanicomial invade Brasília nesta quarta

Nesta quarta-feira (30/9), a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila) concentrará participantes da luta e todo o país em Brasília para a Marcha dos Usuários a Brasília, Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. A marcha contará com atividades culturais e terapia coletiva.

As atividades iniciam-se às 9 horas no gramado em frente ao Museu Nacional da República (primeiro quadrante da Esplanada) com intervenções dos estados, peças teatrais, almoço, música, exposição fotográfica, etc. A saída da marcha está marcada para as 14 horas em direção à Praça dos Três Poderes e a pauta principal é a Reforma Psiquiátrica Antimanicomial.

A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Lei 10.216/01, que "dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental" também são reivindicações dos marchantes, assim como a realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental e exigir a efetiva implantação do Programa De Volta Para Casa.

O que é o Movimento Antomanicomial?

O Movimento Antimanicomial , também conhecido como Luta Antimanicomial, se refere a um processo mais ou menos organizado de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. O termo costuma ser usado de modo generalizante e pouco preciso.

O dia 18 de maio é a data de comemoração no calendário nacional brasileiro deste movimento, pois a data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.

Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Unico de Saúde – (SUS); está ligado também à experiência de desinstitucionalização da Psiquiatria desenvolvidas em Gorizia e em Trieste, na Itália, por Franco Basaglia nos anos 60.

Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

Mais informações sobre a Marcha dos Usuários e programação completa no Blog da Marcha.

De São Paulo, Luana Bonone, com wikipedia