Sem categoria

Intervenções de delegados internacionais animam manhã de sábado

A manhã deste sábado (7/11) foi marcada por intervenções do plenário acerca do debate sobre a proposta de resoluções do 12º Congresso do PCdoB, pelas intervenções elogiosas ao PCdoB das delegações internacionais e o final da manhã contou ainda com uma reunião temática sobre o tema meio-ambiente.

- Rafael Neddermeyer

Apesar a fala bem-humorada do presidente Lula na sexta-feira (6/11), defendendo que os militantes também têm direito a namorar e exercer outras atividades de lazer nos fins-de-semana, a manhã de sábado (7/11) iniciou com os trabalhos correndo normalmente.

Diversos delegados e delegadas realizaram intervenções fortalecendo e agregando propostas ao Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento e à Nova Política de Quadros, além de pautarem a centralidade da classe trabalhadora para a construção do socialismo e levantarem elementos acerca de temas como cultura e a questão de gênero.

Após as intervenções do plenário, assumiram a tribuna os representantes de delegações internacionais, sob coordenação do Secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho.

Saudações efusivas ao PCdoB

Cuba e China enviaram representantes mulheres, a Conselheira da Embaixada da China no Brasil, Chen Xiaoling e a representante do Partido Comunista de Cuba Caridad Diego Bello, respectivamente. Fizeram saudações ao congresso, ainda, representantes da África do Sul, de Portugal, da Síria, de El Salvador, da Bolívia e da Organização pela Libertação da Palestina (OLP). A essência das intervenções apontaram para uma opinião de que o Brasil vem assumindo maior protagonismo na cena geopolítica mundial, jogando importante papel inclusive no enfrentamento ao imperialismo. O PCdoB foi efusivamente saudado e elogiado pelos cerca de 90 delegados, de pelo menos 49 organizações, presentes em 32 países.

Rafael Neddermeyer

Os representantes da África do Sul e da Bolívia brincaram com o fato do Brasil ser o país do futebol. O secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista da África do Sul, Christopher Matharo, ressaltou “se há qualquer discussão ou competição entre nossos dois países e povos, é sobre qual país vai vencer a Copa do Mundo em 2010 na África do Sul. Brasil ou África do Sul?”. Matharo ao menos reconheceu o favoritismo do Brasil na disputa, diferente do boliviando Andrés Guzman, que provocou: “o presidente Evo Morales acaba de aprovar uma lei: a próxima partida em La Paz será empate, não vamos ganhar do Brasil”. Em seguida, o representante do Movimento ao Socialismoda Bolívia Sérgio Loayza Condori e o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, assinaram convênio de cooperação entre os partidos.

Votação eletrônica

As atividades em plenário encerraram com a apresentação do processo de votação eletrônica pelo membro da comissão nacional de organização do PCdoB Osvaldo Napoleão. É a primeira vez que a votação ao Comitê Central (CC) é feito por meio de urna eletrônica. Outra novidade é a garantia da cota de mulheres. O voto que não respeitar a proporção será considerado nulo. Mas para que não haja problemas, o próprio sistema alerta o votante, caso o voto não esteja respeitando os 30%.

Após as atividades do plenário, os participantes do 12º Congresso foram convidados para uma reunião sobre a questão do meio-ambiente com Aldo Arantes.

– Veja também o vídeo com panorama de imagens das delegações internacionais.

De São Paulo, Luana Bonone