Saúde, Educação e Esporte terão verbas destinadas por Edmilson
O Deputado Federal Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), apresentou no dia 25, as emendas individuais à Lei Orgânica Anual (LOA). O parlamentar identificou que no Estado do Rio de Janeiro, as maiores carências de recursos estão nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte, turismo, tecnologia, defesa, promoção da igualdade racial e de gênero.
Publicado 30/11/2009 19:29 | Editado 04/03/2020 17:04
Na área da saúde, Edmilson apresentou emenda na valor de um milhão para a estruturação da rede de serviços de atenção básica. O recurso será destinado para o primeiro atendimento à população, realizado nos Postos de Saúde, pelo programa Saúde da Família, e no Atendimento nas Unidades Móveis. Edmilson defende medidas preventivas para diminuição dos custos no tratamento quando a doença já está estabelecida. Para a reabilitação foram destinados 100 mil, contemplando a solicitação da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação – ABBR.
Copa e Olimpíadas
A realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro deve ter grandes investimentos pelo estado, segundo Edmilson. Com esse espírito, ele apresentou emenda para o turismo e o esporte. Sua contribuição para a infra-estrutura turística do estado, que dará suporte as instalações antes, durante e depois desses mega eventos esportivos, é no valor de 1 milhão e 600 mil. Já a implementação e modernização de infraestrutura para esporte recreativo e de lazer contará com 7 milhões.
Universidades públicas
Para a educação, foi apresentada emenda visando investimentos na qualificação profissional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Itaperuna, no valor de 200 mil. Já para melhoria e modernização de infra-estrutura nas Universidades Federais serão destinados para cada instituição 100 mil.
A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, a UNIRIO e a Universidade Federal Fluminense – UFF, foram as instituições beneficiadas, sendo a última para o custeio da ampliação do restaurante universitário. Além disso, o Hospital Universitário Clementino Fraga da UFRJ, receberá outros 100 mil, como complemento para seu funcionamento.
Para fomento de projetos de arte e cultura, o parlamentar destinou 1 milhão e 250 mil. Os investimentos no setor cultural, de acordo com Edmilson, são uma oportunidade de negócios, que geram emprego e renda para trabalhadores, profissionais liberais, micro, pequenas e médias empresas, além de fortalecer a identidade nacional e a diversidade artística do povo brasileiro.
Seguindo o entendimento que a soberania de um país passa necessariamente pela sua capacidade de defesa, foi apresentada emenda para a Escola Naval. A escola é responsável pela seleção e formação dos oficiais da Marinha Mercante do Brasil. Foi contemplado também o Programa Antártico Brasileiro – PROANTAR, e pesquisa tecnológica para o desenvolvimento social. Por fim, para diminuir as desigualdades raciais e gênero, serão alocados recursos no valor total de 450 mil.