Netinho de Paula aprova primeiro ano de mandato
Ao término do seu primeiro ano na vereança da cidade de São Paulo, Netinho de Paula (PCdoB) avalia positivamente o trabalho realizado na Câmara Municipal. Durante estes 12 meses iniciais de mandato, o parlamentar apresentou nove projetos de lei (PL), dois projetos de emenda à Lei Orgânica do Município (PLO), um projeto de resolução (PR) e duas moções.
Publicado 21/12/2009 18:27 | Editado 04/03/2020 17:18
Eleito com mais de 84 mil votos, Netinho conta que, por jamais ter ocupado um cargo político, chegou ao parlamento paulistano cercado por desconfiança. “O início foi um pouco complicado. Muitas pessoas não acreditavam em mim. Ao apresentar boas propostas e participar ativamente das discussões, felizmente, acabei superando esta desconfiança. Hoje, sou tratado como os demais”, disse.
O vereador teve, até o momento, um projeto promulgado pelo executivo. Trata-se da matéria que institui o Dia de Combate à Intolerância Religiosa, a ser comemorado anualmente no dia 21 de janeiro. Ainda, obteve a aprovação, em primeira votação, de propositura que cria parâmetros para a implementação de Centros de Referência da Juventude.
Entre os projetos protocolados, destaca-se o PL 400/09, o qual disponibiliza salas de aula da rede pública de ensino para que sejam ministrados cursos pré-vestibulares a estudantes oriundos da rede pública de ensino e de baixa renda. Também, ganharam notoriedade o PLO 06/09 (estabelece como dever do município a garantia de educação infantil – 0 a 6 anos – em período integral) e o PR 36/09 (cria a Comissão Extraordinária em Comemoração ao Centenário de Nascimento de Adoniran Barbosa).
“São projeto relevantes ao município de São Paulo. Procuro focar as minhas ações no empoderamento da população da periferia, na melhoria do ensino público, na valorização da cultura popular paulistana e no combate ao racismo e todos os tipos de preconceito. Acho que tenho conseguido abraçar estas questões prioritárias ao meu mandato”, afirma Netinho.
O trabalho realizado na presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude também rendeu elogios ao parlamentar. Presente em todas as reuniões, o empenho de Netinho foi preponderante para resolver diversas denúncias e casos, como a entrega dos certificados dos 1.800 alunos do ProJovem, os quais não haviam recebido os diplomas e, por isso, não conseguiam efetuar suas matrículas no ensino médio.
Ainda, o vereador integrou a Comissão de Educação, Cultura e Esportes e a CPI da Pedofilia e do Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. “Participar da CPI foi muito gratificante. Conseguimos aprovar um relatório que indica diretrizes ao executivo e aos órgãos competentes no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Apesar das dificuldades, obtivemos pleno sucesso”.
Para 2010, Netinho pretende intensificar ainda mais as suas ações dentro e fora da Câmara Municipal. “Estamos aproveitando o inicio do recesso para elaborar um amplo planejamento. Tenho certeza de que, agora com mais experiência, conseguiremos alcançar objetivos maiores, que contribuirão para uma São Paulo, socialmente, mais justa, que ofereça oportunidades a todos”, projetou.