Mulheres farão ato contra a violência nesta quinta em Salvador
As comunistas de Salvador estão dispostas a fazer diferença no Fórum Social Temático da Bahia, no 8 de Março e nas eleições 2010. Reunidas nesta terça-feira (26/01), no Sindicato dos Comerciários de Salvador, elas decidiram pela intensificação da mobilização em torno destes eventos, para garantir a participação massiva de mulheres, além de dar visibilidade às bandeiras do movimento feminino. As comunistas marcaram ainda um protesto contra a violência doméstica para quinta-feira,16h, na Piedade.
Publicado 26/01/2010 23:51 | Editado 04/03/2020 16:20
As comunistas de Salvador estão dispostas a fazer a diferença no Fórum Social Temático da Bahia, no 8 de Março e nas eleições 2010. Reunidas nesta terça-feira (26/01), no Sindicato dos Comerciários de Salvador, elas decidiram pela intensificação da mobilização em torno destes eventos, para garantir a participação massiva de mulheres, além de dar visibilidade às bandeiras do movimento feminino. As comunistas marcaram também um protesto contra a violência doméstica para quinta-feira, na Piedade.
A manifestação é contra a alta incidência de violência contra a mulher na Bahia, que resultou com o assassinato de três mulheres, pelos companheiros, em menos de 24 horas no último final de semana. “Vamos mostrar nossa indignação contra esta situação e cobrar das autoridades competentes o cumprimento da Lei Maria da Penha, que protege as mulheres e garante a punição dos agressores”, informou a deputada federal Alice Portugal, que terá uma audiência com o secretário estadual de Segurança Pública, César Nunes, no mesmo dia.
Para a secretária de Mulher do PCdoB em Salvador, Rosa de Souza, o encontro foi muito positivo, pois mostrou mais uma vez o comprometimento das comunistas de Salvador com a luta em defesa dos direitos das mulheres. “Na plenária tivemos representação de diversas entidades do movimento social que se comprometeram com a luta das mulheres em Salvador e na Bahia. Esta participação expressiva mostra que em 2010 será de fundamental importância discutir políticas públicas para as mulheres, não só na questão do combate á violência, mas também nas áreas de educação, saúde e moradia digna”, ressaltou Rosa.
A plenária contou com a participação da secretária nacional de Mulher do PCdoB, Liége Rocha, que reforçou a importância das mulheres participarem do FSMT Bahia como forma de garantir visibilidade às bandeiras defendidas pelo partido, além de ser um excelente momento para aquecer as turbinas para a discussão sobre o papel das mulheres em 2010. “Outro ponto importante é a discussão sobre o Dia Internacional das Mulheres, 8 de Março, cuja celebração completa 100 anos. O Comitê de Salvador faz muito bem em antecipar o debate sobre a data, assim pode garantir uma participação mais organizada nas atividades comemorativas do 8 de Março”, lembrou Liége.
A deputada federal Alice Portugal, secretária de Mulher do PCdoB Bahia, também ressaltou a importância da mobilização das mulheres comunistas. “O nosso partido é o tem tido um posicionamento mais avançado em relação à questão da mulher. O PCdoB tem um Fórum Permanente sobre a questão, além de garantir no mínimo 30% de participação feminina nas chapas que organiza. É ainda o partido com a maior percentual de mulheres em sua bancada na Câmara Federal, o que resultou na minha eleição, por unanimidade, para liderar a bancada feminina na Casa. E queremos manter esta dianteira em 2010, por isso, este encontro de hoje é muito importante. É o ponto de partida para as ações do partido neste ano”, declarou.
As comunistas marcaram uma nova reunião para discutir o 8 de Março, para o dia 23 de fevereiro, às 9h, no Sindicato dos Comerciários. “A ideia é organizar um calendário de atividades, com o objetivo de aglutinar todas as forças políticas e fortalecer a luta das mulheres”, concluiu Rosa de Souza.
De Salvador,
Eliane Costa