Embaixador da África propõe acordo com a Bahia
Na manhã desta terça-feira (27/1), o Secretário Ney Campelo, da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), recebeu o Embaixador da África do Sul no Brasil, Sr. Bangumzi Sifingo. A audiência foi solicitada pelo embaixador com intuito de articular ações para aproximar a África do Sul e a Bahia.
Publicado 27/01/2010 23:51 | Editado 04/03/2020 16:20
Em reunião com o Governador Jaques Wagner, o Embaixador propôs um acordo de irmandade entre a província de Gauteng e a Bahia, onde possam compartilhar ações na área da Cultura, Esporte e Intercâmbio de Juventudes.
A Copa do Mundo foi um dos principais assuntos abordados durante a audiência. Sifingo afirmou que um dos grandes desafios para os sul-africanos, quanto a Copa 2010, está em torno do transporte e das acomodações. Deixou claro também que muitos sul-africanos podem vim para o Brasil assim que acabar o mundial desse ano, para ajudar o país, que sediará o mundial de 2014.
A reunião também teve o intuito de partilhar a experiência africana em abrigar o mundial desse ano. Sifingo sugeriu a visita de um grupo baiano para conhecer mais de perto as ações que estão sendo desenvolvidas.
O secretário Ney Campello, na oportunidade, sugeriu estender o acordo de irmandade para a localidade de Soweto (unidade político-administrativa da África do Sul) e o Pelourinho, representando o Centro Histórico de Salvador. Ambos são símbolos da luta e resistência ao racismo.
Participaram também da audiência o secretário em exercício da Setre, Elias Dourado, o chefe de gabinete da Secopa, Everaldo Augusto, o representante da Embaixada da África do Sul, Arnold Lyle e assessores da Secopa.
Fonte: Ascom/Secopa