O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve na região oeste de Goiânia, no dia 13 de agosto de 2009, quando as casas foram entregues a quase 2,4 mil famílias, na última sexta-feira, dia 12 de fevereiro, voltou para inaugurar a Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara. Além disso, o presidente disse esperar estar pela terceira vez junto aos moradores do Jardim Cerrado, daqui a seis meses.
Já o Prefeito de Goiânia, Íris Rezende pronunciou que foi preciso que Lula chegasse à presidência para guinar obras imprescindíveis, como a da Ferrovia Norte Sul, que será a principal artéria para o desenvolvimento do Brasil', ponderou o prefeito da capital.
Quando voltar, Lula disse que espera encontrar o bairro ainda mais desenvolvido. Além da escola, que beneficiará 1,2 mil estudantes, a Prefeitura de Goiânia já projeta a pavimentação das ruas, a construção de Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e unidade de saúde. Mas não é só o executivo municipal, a presidência da república também dará sua contribuição em favor do desenvolvimento.
Lula anunciou à multidão presente na solenidade de entrega da Escola Municipal Jornalista Jaime Câmara que trabalhará pela criação de uma linha de financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) que permita a concessão de empréstimo sem juros para construção de muros em imóveis populares.
A proposta presidencial teve aval da Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que esteve presente e defendeu investimentos na área da habitação como forma de dignificar a vida dos brasileiros. 'Uma família só está completa quando consegue a casa própria. Para ter cidadania é preciso ter endereço, é preciso ter CEP', declarou a ministra, que também dividiu o palanque com Lula e Iris. Estiveram ao lado do Presidente Lula, do Governador de Goiás, Alcides Rodrigues e do Prefeito de Goiânia, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles e o ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, além da deputada federal, dona Íris de Araújo, o vice-prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, a Secretária Municipal da Educação, Márcia Carvalho, o vereador pelo PCdoB, Fábio Tokarski, entre outras autoridades.
O presidente Lula defendeu ainda a criação de mais escolas em tempo integral, de unidade de formação profissional e de espaços de lazer com piscinas para aulas de natação e quadras para basquete. Iris lembrou ainda investimentos da prefeitura de Goiânia em todas as regiões da cidade e que só foram possíveis graças a parceria pró-desenvolvimento firmada junto com o governo federal como as obras da Avenida Leste Oeste e das Alamedas Botafogo e Cascavel, além da duplicação da BR-060.
Programa Minha Casa, Minha Vida
Em Goiânia, a previsão é a de que o Minha Casa, 'Minha vida', um programa federal de incentivo à habitação popular, beneficie outras mais de cinco mil famílias. Mas o prefeito Iris Rezende articula junto à presidência para fazer com que o número de moradias construídas na Capital goiana alcance 10 mil. Parte das cinco mil casas, já garantidas pelo governo federal, serão construídas nos bairros Mundo Novo, Jardim do Cerrado, Santa Fé e Antônio Carlos Pires. A previsão é de que as primeiras casas sejam inauguradas ainda este ano.
O programa contemplará famílias com renda de até três salários mínimos com financiamento habitacional que compromete apenas 10% da renda. As parcelas mínimas serão de R$ 50, pagas em até 10 anos. As prestações começarão a ser cobradas apenas quando os imóveis estiverem prontos.
Da redação local,
Eliz Brandão
Fonte: Assessoria da Prefeitura de Goiânia (Giselle Vanessa Carvalho)