Presidente Lula sugere chapa única ao governo de Goiás

Em visita ao estado goiano, na última sexta-feira, dia 12 de fevereiro, o presidente Lula sugeriu o diálogo entre o governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP) com o Prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB) em defesa de uma ampla aliança na disputa pelo governo do Estado. O presidente estadual do PCdoB, Fábio Tokarski acompanhou a comitiva do presidente.

                                                                                                                                                                              

Na visita do presidente Luis Inácio Lula da Silva a Goiás na última sexta-feira (12), acompanhado dos ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Dilma Rousseff (Casa Civil), Franklin Martins (Comunicações) e Henrique Meirelles (presidente do Banco Central), Lula pronunciou que não daria “palpites” na sucessão ao governo de Goiás.

No entanto aprovou a candidatura do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB), e insinuou uma busca de diálogo com o PP do Governador Alcides. Embora, o governador, já havia manifestado não abrir mão de uma candidatura própria do PP. Em seu discurso, o Prefeito Iris também demonstrou a indicação de abertura de diálogo com o partido do governador.

O presidente estadual do PCdoB, vereador de Goiânia Fábio Tokarski que acompanhou as demais autoridades também entendeu que o presidente Lula propôs essa construção da união dos partidos da base, incluindo PP, PR, PDT, PTB, entre outros, a chamada Nova Frente, tendo o governador de Goiás como regente. “Hoje nós temos duas candidaturas ao governo do estado, uma é de Íris Rezende e permanece o PT apresentando a candidatura de Rubens Otoni.”

Sobre os últimos fatos políticos em Goiás, o vereador acredita que foram dados dois passos importantes. Um, foi o gesto do Henrique Meirelles de retirar seu nome como candidato ao governo de Goiás e o outro foi dado pelo Presidente Lula afirmando a necessidade da união para não deixar o passado voltar, se referindo ao atraso do governo de Marconi Perillo. Segundo o presidente Fábio Tokarski, o PCdoB defende sim uma aliança ampla, mas que estabeleça um projeto de desenvolvimento para Goiás.

PCdoB em Goiás

Sobre a posição do PCdoB nestas eleições, o presidente comunistas assinalou estar dialogando com as diferentes frentes, mas pensando em uma ampla união que garanta a vitória. “A semana passada estivemos em audiência com o Prefeito de Goiânia, Íris Rezende (PMDB) e também estivemos em Anápolis com o Prefeito Antonio Gomide (PT). Agendamos um diálogo com o Prefeito Maguito Vilela (PMDB) de Aparecida de Goiânia para a próxima segunda-feira, dia 22, às 11 horas, já recebemos o deputado Rubens Otoni para uma conversa na sede do PCdoB o mês passado e estamos ainda agendando uma conversa para breve com o presidente regional do PT, Valdi Camarcio.

Da redação local,

Eliz Brandão