Sem categoria

Nível de emprego na indústria cresce 0,3% em janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta (12) pesquisa que registra crescimento de 0,3% do nível de emprego na indústria em janeiro na comparação com dezembro do ano passado, já descontadas as influências sazonais.

Em relação a janeiro de 2009, quando o mercado de trabalho amargava os efeitos da crise mundial do capitalismo, houve um recuo de 1,1%, o menor desde dezembro de 2008. A queda no emprego industrial acumulada nos últimos 12 meses foi de 5,1%.

No período, o nível de emprego caiu em 13 de 18 setores pesquisados, com destaque para madeira (-13,8%), vestuário (-4,3%) e meios de transporte (-4%). Entre os segmentos que mostraram alta, papel e gráfica teve o melhor desempenho, de 8,8%.

Horas pagas

Por regiões e Estados, a pesquisa nota que houve queda no pessoal ocupado em 10 dos 14 locais apurados. As maiores perdas ficaram com Minas Gerais (-4,2%) e as regiões Norte e Centro -Oeste (-3%) e Santa Catarina (-1,5%). O IBGE registrou expansão do emprego na região Nordeste (2%), Ceará (6%), Pernambuco (3,4%) e Bahia (2,9%).

O número de horas pagas caiu 0,3% em janeiro frente ao mês anterior, após sete meses sem registrar queda, período em que acumulou ganho de 3,4%. Já o valor da folha de pagamento real dos trabalhadores da indústria, ajustado sazonalmente, cresceu 5,9% em janeiro em relação ao mês imediatamente anterior, após ter acumulado perda de 4,0% nos últimos dois meses de 2009. O avanço da renda do trabalho estimula o consumo e fortalece o mercado interno, que fundamentou a recuperação econômica em curso.

Da redação, com agências