Sem categoria

Empresários contestam IBGE e dizem que construção cresceu em 2009


A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) não concorda com os números divulgados pelo IBGE para o Produto Interno Bruto (PIB) do segmento da construção civil. Os dados apontam queda de 6,3% para o setor no ano passado. Mas a entidade garante que o resultado não condiz com a realidade vivenciada pelo setor e defende reavaliação da metodologia utilizada pelo órgão.

"Afinal, em um ano em que o setor reuniu uma série de dados positivos, como a expansão do emprego e do crédito imobiliário e a estabilidade da venda de cimento, não pode ser registrada uma queda tão acentuada na produção", diz em nota. E acrescenta: "A CBIC concorda que houve uma desaceleração em relação aos anos anteriores em função da crise econômica, mas aposta em um número positivo, diferente do que registrou o IBGE. Em 2008, o PIB da construção cresceu 8,2%. De acordo com estimativas elaboradas pela FGV Projetos, a expansão setorial em 2009 foi de 1%".

Metodologia

De acordo com a Cbic, a metodologia para o cálculo do PIB (valor adicionado) trimestral do setor é realizada com base na produção de materiais de construção, que, "não por coincidência, apresentou os mesmos 6,3% de queda (segundo a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE)". A explicação estaria no fato de que, quando a crise econômica chegou ao comércio, as construtoras, de uma forma geral, tinham estoques elevados, uma vez que o mercado vinha em fase de expansão. "As indústrias seguraram a fabricação dos insumos, mas o mercado da construção permaneceu aquecido, o que não foi refletido nos cálculos do IBGE" .

Em 2009, a construção foi responsável por 18% dos empregos formais gerados no país, segundo dados do Ministério do Trabalho. De janeiro a dezembro, foram empregados 177.185 trabalhadores nos canteiros de obras, 9% mais que no ano anterior, bem mais que o crescimento médio do mercado de trabalho no período de 3%. Em 2010, a expectativa da Cbic é que o crescimento do emprego no setor chegue a 8%.

Da redação, com agências