Sem categoria

Teia 2010 mostra diversidade da cultura brasileira em Fortaleza

Fortaleza, capital do Ceará, sedia, de 25 a 31 de março, a Teia Brasil 2010 – Tambores Digitais, que reunirá mais de três mil participantes dentre artistas, delegados e representantes de Pontos de Cultura de todo o país, conveniados com o Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, e com os estados e municípios, em parceria com o Programa Mais Cultura.

A expressão "Tambores Digitais" foi cunhada pelo mestre TC, da Casa de Cultura Tainã (SP), ao comparar a internet com o instrumento usado como forma de comunicação em culturas tribais.

Segundo o coordenador de Comunicação da Teia, Uirá Porã, "a principal pauta do evento é a consolidação dos Pontos de Cultura como política de Estado, através da aprovação da lei Cultura Viva. O legal da Teia é que ele é um evento político, e ao mesmo tempo uma celebração da cultura brasileira", considera o organizador.

Durante a realização deste 4º Encontro Nacional de Pontos de Cultura, serão promovidos o 3º Fórum Nacional de Pontos de Cultura, a Teia das Ações – Conceitos e Práxis e a Mostra Artística, para a qual foram selecionados cerca de 90 propostas: espetáculos de música e apresentações de artes cênicas, de artes visuais, de artes integradas e de cultura popular.

A Teia Brasil 2010 contará, ainda, com outras diversas atividades abertas ao público como homenagens, cortejos e mais manifestações culturais. Toda a programação será desenvolvida no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, nº 81, Praia de Iracema), em Fortaleza.

Mostra artística

Fagner, o popular cantor cearense, fará show na abertura da programação da Teia Brasil 2010, no dia 25. O cantor se apresenta às 21h, depois da apresentação dos Irmãos Aniceto e Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, às 19h, e do ato de Coroação das Rainhas do Maracatu, às 19h40, ambas atrações de Fortaleza. A noite tem ainda apresentações do Ponto de Cultura Manguerê – Grupo Cultural Manguerê (Espírito Santo/Vitória), às 22h15, do carioca BNegão, às 23h, e das Danças Circulares da Amazônia (Mana-Mani) e o carimbó d’Os Quentes da Madrugada (Pará/Belém), às 23h45.

Também acontecerão apresentações de Jorge Mautner e do Maracatu Estrela de Ouro (PE), na sexta-feira (26), às 21h20, do rap/repente de Beirão e Rapadura (DF), no sábado (27), às 21h, e do rock mistureba da banda Mombojó (PE), à 1h da manhã.

Chico César é o nome mais famoso no encerramento do evento no domingo (28), que terá no mesmo dia o Cortejo da Reabolição pela Cultura no Aterrinho da Praia de Iracema, saindo do Clube Náutico, na Beira Mar, às 17h.

A mostra, que é formada por apresentações musicais, teatro, dança e cultura popular, acontece em vários espaços no Centro Dragão do Mar ou próximos.

“A mostra está muito rica e belíssima”, comemora o produtor da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Walter Cedro. “Grupos de tambores de todo o Brasil irão se apresentar já que o tema da Teia este ano é Tambores Digitais”, diz, entusiasmado.

Ele lembra que todos os estados terão uma representação na mostra, a exemplo do carimbó dos Quentes da Madrugada, do Pará, os tambores de Tainã, do Paraná, o Afoxé Alafin Oyó, de Pernambuco, a orquestra de Frevo dos Meninos da Ceilândia, de Brasília, e a orquestra de Berimbau do Morro do Querosene, de São Paulo.

“É um momento lúdico em que você vê todas as manifestações do país! Você vê toda a diversidade da Teia”, completa.

Saiba mais sobre o evento: www.teia2010.org.br.

Com informações do site da Teia 2101