Presidente Figueiredo tem internet gratuita

O município de Presidente Figueiredo (107 Km de Manaus) já possui internet wireless gratuita em pontos estratégicos da cidade. A iniciativa faz parte do Amazonas Digital, um projeto da empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (PRODAM) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN) em parceria com as prefeituras dos municípios contemplados com o projeto.

O objetivo é reduzir as distâncias físicas e sociais do Amazonas, levando ao interior o acesso à Internet e aos serviços públicos on-line.

Presidente Figueiredo tem aproximadamente 26 mil habitantes e fica dentro da região metropolitana, tendo como via de acesso a BR-174. Sua economia gira em torno do turismo ecológico e possui, como seu maior atrativo natural, mais de 100 cachoeiras.

Antes da chegada do Amazonas Digital, havia apenas um único provedor que prestava serviços pagos na cidade além de algumas lan houses e poucos hotéis que oferecem o serviço apenas para hóspedes, mas nunca houve uma iniciativa de gratuidade e popularização do acesso a todos os moradores, como está sendo feita com o Amazonas Digital.

O Projeto Amazonas Digital está em funcionamento nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga, Tefé, Barcelos, Boca do Acre, Carauari, Coari, Eirunepé, Humaitá, Japurá, Manicoré, Maués e São Gabriel da Cachoeira, tendo, em cada um desses municípios, a infra-estrutura adequada ao atendimento de sua população.

A estimativa é que, em logo prazo, o Amazonas Digital esteja presente em 61 municípios do Estado (exceto a capital), para incluir digitalmente todo o interior.

O projeto é mais um indicativo que as discussões presentes na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) entram cada vez mais na agenda pública de governos. Alerta, ainda, para a inclusão de temas afins na pauta que os movimentos sociais devem apresentar aos candidatos à presidência da República após a atualização do Plano Brasil, na plenária da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), em 31 de maio.

Da redação com Agecom