Sem categoria

Classificação de crédito da Grécia foi rebaixada pela Fitch

A possibilidade de moratória levou a agência de classificação de risco Fitch Rating a rebaixar a nota de crédito da Grécia de "BBB+" para "BBB-" , com perspectiva negativa. A agência justificou a ação apontando para a intensificação dos desafios fiscais em meio a perspectivas econômicas adversas e crescentes custos com juros.

A redução de nota também é reflexo das incertezas envolvendo o plano de financiamento em meio a uma crescente instabilidade nos mercados financeiros. A cúpula da União Europeia garante apoio ao governo grego, mas não divulgou nenhum plano concreto para evitar o calote, o que provoca preocupações entre os credores.

Credibilidade em baixa

A agência Fitch argumenta que embora um plano de resgate esteja a caminho, uma maior claridade sobre o suporte financeiro via Fundo Monetário Internacional (FMI) se faz necessário para melhorar a confiança do mercado, ainda mais tendo em vista a substancial necessidade de financiamento de curto prazo.

Na semana passada, a agência Moody´s já tinha rebaixado a classificação dos cinco maiores bancos da Grécia, por receio quanto à deterioração do panorama econômico do país.

Em dezembro de 2009, a Standard & Poor's já tinha cortado a nota soberana de "A-" para "BBB+". Além disso, a classificação foi colocada em perspectiva negativa. No fim de fevereiro, a S & P optou por manter a nota, mas alertou sobre uma nova redução se a situação não melhorar.

Da redação, com Valor