Sem categoria

PCdoB participa de seminário sobre Ho Chi Minh em Hanói

Delegados de 22 países participam do seminário “Patrimônio do pensamento de Ho Chi Minh na Época Atual”, que teve início na manhã do último dia 12 no Instituto de Política e Administração de Hanói, na capital do Vietnã. Serão dois dias de trabalho em que 400 personalidades, dentre os quais 50 delegados de entidades e Partidos estrangeiros, deverão debater as contribuições nas mais variadas esferas do pensamento revolucionário do líder vietnamita Ho Chi Minh nos 120 anos de seu nascimento.

O secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil, Ricardo Alemão Abreu, em nome do PCdoB, participa juntamente com estudiosos e amigos do Vietnã, como o americano Lady Borton, o francês Raymond Aubrac e representantes de inúmeros partidos comunistas e revolucionários do mundo inteiro, como delegações da França, China, Cuba, Rússia, Estados Unidos, Inglaterra, Laos, Camboja, Bangladesh, Índia e Brasil.

Leia também:
Ho Chi Minh, um revolucionário exemplar do século XX, artigo escrito pelo presidente do PCdoB, Renato Rabelo, como contribuição ao seminário
 
 
  Katherine encontra-se com dirigentes vietnamitas durante seminário
Katherine Muller-Marin,chefe da representação da Unesco em Hanói afirmou, na abertura do seminário, que Ho Chi Minh é um símbolo marcante no espírito da coragem da sua Nação, porque sacrificou toda a vida pela libertação do país. Desta maneira, disse, ele contribuiu para a luta comum da humanidade pela paz, a independência, a democracia e o progresso social.

Reafirmando a ideologia propagada por Ho Chi Minh, o professor vietnamita Le Huu Nguia , diretor do Instituto de Política e Administração Nacional de Hanói, considerou em sua intervenção que o pensamento do líder vietnamita sobre a independência nacional e o socialismo “está sendo cada dia mais conhecida no mundo, especialmente na América Latina, onde vários países buscam experiências para construir o socialismo para o século 21 com suas próprias características”.

Conversando com delegados estrangeiros, o presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Nguyen Phu Trong afirmou que a moral socialista e a maneira de viver do Ho Chi Minh é um dos maiores patrimônios da história da nação vietnamita. O seminário já recebeu mais de 170 artigos escritos por estrangeiros e vietnamitas abordando muitos temas ricos sobre o pensamento e o exemplo de vida de Ho Chi Minh.

De Brasília,
Pedro de Oliveira, com informações de Nguyen Hung, de Hanói