Sem categoria

Grupos de apoio a vítimas de estupro criticam atriz de Crepúsculo

Uma declaração da atriz Kristen Stewart, estrela da saga Crepúsculo, despertou protestos de grupos de apoio a vítimas de estupro nos Estados Unidos. Em entrevista à edição de julho da revista Elle britânica, Kristen — que se prepara para mais uma invasão de mídia com o lançamento de Eclipse — declara que, diz que a vida no tapete vermelho quase parece um estupro.

“O que vocês não veem são as câmeras enfiadas em minha cara e as perguntas bizarras e intrometidas que são feitas, ou as pessoas se empurrando, acotovelando, gritando e dizendo coisas ofensivas para conseguir uma reação”, disse a atriz, de 20 anos. “Eu me sinto como se estivesse observando alguém ser estuprada. Em boa parte do tempo, não lido bem com isso. Nunca imaginei que minha vida seria assim.”

Ativistas não gostaram nada dos exageros de Kristen Stewart. “Ter interpretado uma vítima de estupro no filme O Silêncio de Melinda (Speak, 2004) deveria ter ajudado Kristen a usar uma metáfora mais apropriada. Estupro é mais do que invasão, é um crime violento”, declarou a representante de uma das entidades.

“Estupro é uma violação na qual um dos envolvidos não tem escolha. Uma estrela atrás de publicidade tem escolhas”, Margaret Lazarus, ativista contra violência doméstica. “Apesar de estupro envolver perda da privacidade, perda da privacidade não é estupro. Vamos ser um pouco lógicos”.

As críticas surtiram efeito. Em nova entrevista, agora à revista People, Kristen se retratou. “Realmente cometi um enorme erro e lamento pela minha escolha de palavras. Já fiz declarações estúpidas antes, mas sempre deixei passar: 'Eles pensem o que quiserem'. Porém, neste caso, violada seria a melhor palavra para expressar meu sentimento.”

Conhecida pelo mal relacionamento com os paparazzi, a atriz fez questão de esclarecer que a discussão de um tema como o estupro é importante para ela: "As pessoas acharem que sou insensível sobre este assunto me deixa enjoada. Eu cometi um erro enorme".

Kristen Stewart e Robert Pattinson, seu parceiro na telona, viraram ídolos internacionais depois de representarem a tímida Bella Swan e o vampiro Edward Cullen no primeiro filme da saga, Crepúsculo, em 2008. Já Eclipse, o terceiro filme da franquia, baseado no terceiro livro da saga de best-sellers, vai estrear nos cinemas dos Estados Unidos e em boa parte da Europa em 30 de junho.

Da Redação, com agências