PCdoB propõe Crisóstomo Lima para suplência do Senado

Crisóstomo Lima, o Zó, presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, é o nome proposto pelo secretariado do PCdoB-BA  para ocupar a suplência do Senado na chapa majoritária que tem à frente Wagner . O nome será submetido à votação na reunião do Comitê Estadual do PCdoB que acontece no próximo sábado (12), em Salvador. “O nome de Zó, foi debatido no secretariado para compor a chapa na suplência de Senador. Não cogitamos outros nomes”, assegurou o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida.

O PCdoB pleiteia uma participação na chapa majoritária considerando sua influência política no estado e sua história de participação na frente política de apoio a Wagner . O PT, além do candidato a governador, ficou com uma das vagas ao Senado, ao lado de Lídice, do PSB.

Vereador pelo segundo mandato e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro, Zó foi um dos grandes articuladores da vitoriosa campanha do atual prefeito da cidade, Isaac Carvalho (PCdoB), em 2008. “Um dos critérios é, justamente, a força política que o partido tem na região a partir da eleição de Isaac. Crisóstomo representa essa força e tem um perfil que nós consideramos adequado, de trazer para a chapa de senador alguém do interior. A dobradinha Pinheiro-Lídice tem um perfil muito identificado com Salvador e fortalece o vinculo com o interior do estado, onde está a maioria do eleitorado”, pontuou Almeida.

Com mais de 20 anos de partido e uma reconhecida trajetória na política, o perfil pessoal do postulante à suplência do Senado também foi levado em conta. “ Crisóstomo é uma liderança política experimentada, uma pessoa madura. A sua trajetória do ponto de vista de vínculo partidário e de liderança política é muito notável”, disse Daniel Almeida.

Coligação na proporcional

Já nesta segunda-feira (07), em encontro com alguns partidos da base aliada, o PCdoB reafirmou a hipótese de coligar com o PSB na chapa proporcional para deputado estadual. “Mantivemos a mesma opinião: a nossa preferência é uma coligação com o PSB. Não há nenhuma finalização, mas os dois partidos deixaram evidente a intenção e, se chegarmos à conclusão de que não é conveniente, queremos ter o direito de sair com chapa própria”, enfatizou Daniel Almeida.

A resolução definitiva deverá sair na próxima terça-feira (15), em nova reunião da base de apoio a Jaques Wagner. Quanto à coligação para deputado federal, já está aprovada a formação do “chapão”.

De Salvador, Camila Jasmin