Junho: mês importante para a estruturação do setor primário
A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) estará presente em 22 municípios até o fim de junho. O calendário de ações inclui entrega de implementos e insumos agrícolas, equipamentos e várias inaugurações.
Publicado 24/06/2010 17:57 | Editado 04/03/2020 16:12

Ao todo 7 obras serão inauguradas, incluindo 4 Unidades Municipais de Produção de Alevinos, em Novo Airão, Apuí, Manicoré e Manacapuru, além da Indústria de Salga de pescado em Maraã. Também vão ser entregues quase 500 materiais, entre Patrulhas Agrícolas, Casas de vegetação, Casas de produção de farinha, motores, geradores de energia e canoas.
Esse número inclui as 326 Casas Populares Rurais previstas para serem entregues este mês em diversos municípios e também o "Formiga D'água", um barco que será a versão fluvial do ônibus Formigão que auxilia no transporte da produção agrícola das comunidades do entorno de Manaus para abastecer ao mercado local, destinado ao escoamento da produção dos agricultores familiares que não tem como transportar suas mercadorias pelos rios para Manaus.
Entre as obras a serem inauguradas, um dos destaques é o Parque de Exposições Agropecuárias de Barreirinha, que será entregue à população do município no dia 22 de junho. A estrutura possui uma área de mais de 11 mil metros quadrados, composto por um pavilhão para exposição de produtos regionais, outro para exposição de animais, curral, sistema de abastecimento de água, rede de esgoto, sub-estação de iluminação, entre outras estruturas.
O objetivo é possibilitar a abertura de novos comércios aos criadores locais, expositores, leiloeiros e à população de modo geral.
Centros de Capacitação Rural
Outra obra importante que será inaugurada também no dia 22 é o Centro de Capacitação Rural de Parintins, resultado de um convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), no valor de R$ 1.219.676,58, que prevê ainda a construção e compra de móveis e equipamentos para estruturas semelhantes em Borba e Manaus, sendo que este já foi inaugurado no início do ano.
Juntos, os 3 centros vão beneficiar 100.000 pessoas, entre técnicos, profissionais e agricultores familiares, oferecendo a infra-estrutura adequada para a formação em Agroecologia e Economia Solidária, apoiar a população nas áreas produtiva, tecnológica e social, permitir o acesso à comunicação e garantir o planejamento de ações e do processo de gestão social, como forma de ajudar na construção de capital social no Amazonas.
"Todos esses equipamentos e obras representam milhões de reais investidos pelo Governo do Estado no setor primário", ressalta o secretário da Sepror, Ferdinando Barreto.
"E o mais importantes: estamos indo à porta do produtor para realizar essas ações.Isso mostra nossa preocupação com o produtor rural. Se as obras estão prontas, se os materiais estão em nossos estoques, não temos motivo para ficar adiando essas entregas", conclui
Entregas e inaugurações:
CASAS POPULARES: 326
CASAS DE FARINHA: 26
CASAS DE VEGETAÇÃO: 77
PATRULHAS AGRÍCOLAS: 24
MOTORES DE POPA: 2
MOTORES RABETA: 7
CANOAS: 2
GERADORES: 5
INDÚSTRIA DE SALGA: 1
CENTRO CAPACITAÇÃO: 1
ESTAÇÕES DE ALEVINAGEM:4
FORMIGA D'ÁGUA: 1
MATERIAL CIAT: 1
PARQUE DE EXPOSIÇÃO: 1
Fonte: Sepror