Jovens da campanha de Dilma e Wagner realizam encontro

A qualificação e a elevação de escolaridade, com vistas às oportunidades que surgirão com a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016, são o tema de reunião desta terça-feira (17/8), às 17h, na boate Madre, em Salvador, com a juventude e o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT). Na oportunidade, os jovens apresentarão o documento base contendo os 13 pontos principais de ações que nortearão as políticas públicas direcionadas ao segmento, estimado pelo IBGE em quatro milhões de pessoas.

“Tenho orgulho de dizer que, pela primeira vez na história, um governo colocou o jovem em primeiro lugar. Os jovens baianos, que sempre foram esquecidos, já aproveitam as oportunidades de uma nova vida, com mais educação, qualificação profissional e acesso à cultura, ao esporte e lazer”, afirmou Wagner. De fato, em 2007, quando assumiu o Governo, havia apenas 3,9 mil vagas de educação profissionalizante no estado. Hoje, três anos e sete meses depois, este número ultrapassa os 40 mil.

O evento irá reunir a Juventude Partidária dos oito partidos que compõem a coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” (PT, PCdoB, PP, PSB, PDT, PRB, PSL e PHS), da Juventude Trabalhadora ligada às centrais sindicais, das Jovens Feministas ligadas à União Brasileira das Mulheres – UBM e à Marcha Mundial das Mulheres, e dos grupos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros). Os estudantes estarão representados por lideranças e integrantes das principais entidades representativas da categoria, a exemplo da União Nacional dos Estudantes – UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, União dos Estudantes da Bahia – UEB, Centros e Diretórios Acadêmicos, e grêmios estudantis.

“A idéia é agregar mais de mil jovens, entre lideranças estudantis, de bairro, da cultura, do movimento negro e LGBT para discutir e aprofundar, conjuntamente, os 13 pontos do Programa Juventude de Wagner”, afirmou o presidente da União da Juventude Socialista – UJS em Salvador, Flávio Franco, que representa o PCdoB no encontro. Flávio cita o ProJovem, o Programa Segundo Tempo, os Pontos de Cultura e a Cidadania Digital como exemplos de políticas públicas que precisam ser consolidadas e ampliadas. “Pela primeira vez, o Governo compreende a juventude como portadora de direitos sociais E é esse tipo de iniciativa que pretendemos ampliar, para atingir mais jovens no campo e nas cidades pequenas e para que se consiga, de fato, democratizar o acesso às políticas públicas da juventude.

De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Campanha de Wagner