Irã classifica como 'ridículas' as declarações da AIEA
O embaixador iraniano na Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da ONU, Ali Asghar Soltanieh, classificou como ridículas as declarações do diretor do organismo, Yukiya Amano, afirmando também que o relatório publicado pela agência está politizado e não tem credibilidade.
Publicado 14/09/2010 18:39
Soltanieh agregou que Teerã tem direito de vetar qualquer inspetor da AIEA, em resposta às acusações de Amano sobre as consequências para o Irã de recusar a entrada no país de dois inspetores do organismo.
Por sua vez, o diretor da Agência de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, assegurou que "é um direito de todos os membros eleger inspetores da lista apresentada pela AIEA".
Na segunda-feira (13), na inauguração do Conselho de Governadores da AIEA, em Viena, Amano lamentou a decisão iraniana de impedir a entrada no país de dois de seus funcionários e advertiu que "se isto continuar, será problemático".
Em 9 de junho passado, o Irã foi submetido à quarta rodada de sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas, impelidos pelo governo dos Estados Unidos, que repudia o desenvolvimento nuclear iraniano.
Além disso, à margem das sanções da ONU, a União Europeia, os Estados Unidos e o Japão impuseram medidas unilaterais contra a nação persa.
Fonte: Cubadebate