Única mulher dos 39 deputados baianos, Alice vai para 3º mandato
Em meio a tantos “Josés”, “Antônios” e “Joãos”, surge um nome feminino. Alice Portugal é a única mulher dentre os 39 parlamentares eleitos pela Bahia para a Câmara. Nenhuma novidade para um país em que as mulheres ainda são sub-representadas na política. Remando contra a maré, no entanto, Alice fez história na vida pública e segue agora para seu terceiro mandato na Casa, ao lado de outros dois comunistas: Daniel Almeida e Edson Pimenta.
Publicado 08/10/2010 18:58

Ao todo, Alice Portugal teve mais de 100 mil votos, o que corresponde a 1,52% do total, figurando em 16º lugar dentre os eleitos. “Este terceiro mandato nasce de uma forma brilhante, com a afirmação de um diálogo com os movimentos sociais e com o movimento de mulheres; um mandato que nasce com uma profunda identidade com a capital baiana, que me acolhe como a quinta deputada mais votada entre todos os candidatos e a mais votada do PCdoB”, disse Alice.
“É um mandato que oferece, para o partido, um capital político que já era conhecido, mas que fica afirmado no resultado inconteste das urnas. Ao mesmo tempo, fortalece a união com o movimento social e ratifica essa ligação original e embrionária do PCdoB com as mulheres do nosso estado e do nosso país”, completou.
Nascida em 16 de maio de 1959, foi líder estudantil no período de 1977 a 1981. Teve importante participação na reconstrução da União Nacional dos Estudantes. Formou-se como Farmacêutica Bioquímica em 1981 pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia. Em 1995, foi eleita deputada estadual pelo PCdoB para o período de 1995 a 1998, obtendo 14.059 votos.
Reeleita para o Parlamento Baiano com 27.675 votos para o período de 1999 a 2002, destacou-se como Líder do Bloco da Oposição. Participou durante os dois mandatos de diversas Comissões Temáticas da Assembleia, tendo exercido a Presidência da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher por dois anos consecutivos, realizando neste período o I e II “Encontro sobre Mulher e Política na Bahia”.
Em 2002, Alice Portugal foi eleita deputada federal, obtendo 121.043, a terceira maior votação de Salvador e a décima maior votação do estado. Na Câmara dos Deputados, Alice Portugal integrou as Comissões Permanentes de Educação, Cultura e Desporto e de Políticas Públicas para a Juventude, de Trabalho, Administração e Serviço Público; Turismo e Desporto e a CPI da Exploração Sexual infanto-juvenil.
Em 2006, Alice foi reeleita para a Câmara dos Deputados e integra, como titular, a Comissão de Educação e Cultura e a Comissão de Seguridade Social e Família. Também faz parte da Frente Parlamentar da Saúde, da Frente Parlamentar do Esporte e é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Polícia Rodoviária Federal.