Sem categoria

Sétimo federal mais votado, João Ananias estreará em Brasília

Ex-secretário da Saúde do Ceará, o comunista João Ananias passa, a partir de fevereiro, a fazer parte da bancada federal do Estado. Sétimo candidato mais votado para o cargo, ele obteve 128.718 votos, o equivalente a 3,22%. Sua eleição ajudou o PCdoB local a, pela primeira vez, colocar dois representantes do partido entre os 22 deputados do Estado na Câmara Federal.

João Ananias

"Estou preparado para mais um desafio na minha vida política", afirmou Ananias. Feliz com o resultado nas urnas, o deputado observa que a vitória é do povo. "O mandato nasce de nossa luta, em querer contribuir com os outros companheiros para o engrandecimento da sociedade", destacou.

Médico, defensor do Sistema Único de Saúde (SUS), o Parlamentar se comprometeu a lutar pela regulamentação da Emenda Constitucional 29 (que prevê mais recursos para a Saúde), pelo Piso Salarial dos Agentes de Endemias, pela educação pública de qualidade, pelas reformas democráticas que garantam acesso à terra, à moradia e ao ensino público de qualidade.

Há mais de 30 anos na militância, João Ananias desde cedo esteve ligado aos movimentos sociais. Foi Prefeito do município de Santana do Acaraú, deputado estadual por dois mandatos. Em 1989 foi o único prefeito do Ceará a apoiar o candidato Lula em sua primeira disputa à Presidência da República. Quando nem se falava em Orçamento Participativo, João Ananias criou o “Conselhão” que reunia representantes de todos os segmentos santanenses debatendo como e onde aplicar os recursos da prefeitura.

Eleito em 1990, na Assembleia Legislativa, foi escolhido pelos jornalistas um dos melhores do período. Quando voltou à Casa, na disputa de 2006, foi o mais votado da sua coligação. Escolhido pelo governador Cid Gomes, assumiu, em janeiro de 2007, a Secretaria de Saúde do Estado.

Na pasta, João Ananias implementou a construção de 21 policlínicas, que vão desafogar o atendimento nos hospitais de Fortaleza , e 17 Centros de Especialidades Odontológicas. Encaminhou a ampliação e reforma dos maiores hospitais do Ceará e a construção de dois hospitais regionais – Cariri e Zona Norte. João Ananias tem 55 anos, é casado e pai de três filhos.