Manuela: a deputada mais votada do Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o PCdoB obteve um dos seus mais expressivos resultados nestas eleições 2010. Um exemplo foi Manuela D´Ávila, que teve 8% do total dos votos válidos, uma façanha para candidaturas proporcionais, porcentagem que corresponde a 482.590 votos; destes, cerca de 100 mil foram obtidos apenas na capital, Porto Alegre.
Publicado 08/10/2010 20:44

Em 2006, quando Manuela já tinha sido uma das mais votadas do estado, a jovem gaúcha havia atingido 271 mil votos. Em sua página no Twitter, Manuela declarou: “Não consigo articular o tamanho de meu agradecimento a todos”. E depois, completou: “Agradecer milhares de vezes com palavras não será o suficiente. Agora é o trabalho, trabalho, trabalho…”.
“Ao longo da campanha, fomos percebendo que Manuela crescia bastante, mas nunca esperamos chegar a esse número!”, declarou animado o presidente do PCdoB gaúcho, Adalberto Frasson.
“A vitória de Manuela consolida sua liderança e demonstra que, de fato, ela conferiu renovação à política do estado e do país, o que agora foi reconhecido por uma fatia ainda maior de nossa população. Além de parlamentar dedicada e de aplicar uma política avançada, Manuela mostrou que é uma liderança jovem, aberta ao diálogo e com um projeto bastante arrojado”, disse Frasson.
Jovem promissora
Manuela d’Ávila é deputada federal e jornalista formada pela PUC-RS. Foi membro do Conselho Universitário da UFRGS, coordenadora do Centro de Estudantes de Ciências Sociais, vice-presidente da União Nacional dos Estudantes, presidente estadual e diretora nacional da União da Juventude Socialista e a mais jovem vereadora eleita de Porto Alegre.
Na Câmara Municipal de Porto Alegre foi presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, líder da bancada do PCdoB, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiências.
Em 2006 foi eleita a deputada mais votada do Brasil e do Rio Grande do Sul, com 271.939 votos. É dirigente municipal, estadual e nacional do PCdoB. Na Câmara dos Deputados é vice-presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público; membro da Comissão de Turismo e Desporto; Comissão Especial do Estatuto da Metrópole e Comissão Especial de Acompanhamento da Crise Econômica. Foi relatora da Lei dos Estágios e preside a Frente Parlamentar do Esporte, a Frente Parlamentar em Defesa da Liberdade na Internet e a Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT. É relatora na Câmara dos Deputados do Estatuto da Juventude e do Vale-Cultura.
Em recente pesquisa divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Manuela configura como parlamentar em ascensão na Câmara.