Representante da OLP visita comunidade palestina no Brasil
O representante da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Tayseer Khaled, Presidente do Departamento dos Expatriados no Comitê Executivo e membro do Birô Político da Frente Democrática para a Libertação da Palestina, concluiu na semana passada uma visita a vários países latino-americanos, incluindo Venezuela, Brasil e Chile, onde manteve uma série de reuniões com líderes e membros das comunidades palestinas.
Publicado 08/11/2010 16:29
Khaled discutiu a situação dessas comunidades com seus representantes e suas tarefas de organizar e desenvolver as suas relações com a OLP, já que as comunidades palestinas na diáspora são consideradas bases populares da OLP. Os palestinos são considerados membros naturais da OLP, em conformidade com o artigo IV dos seus estatutos, o que faz com que todos os palestinos sejam membros naturais da OLP, no cumprimento do dever de libertar a sua terra natal, de acordo com as suas energias e habilidades.
No Brasil, onde chegou depois de uma rodada de reuniões bem sucedidas com a comunidade na Venezuela, Tayseer Khaled visitou alguns estados e manteve encontros com líderes comunitários.
Em Brasília, encontrou-se com lideres da comunidade e com os refugiados palestinos que vieram para o Brasil em fuga do terrorismo sectário do qual foram vitimas em Bagdá.
Esteve com as lideranças da comunidade da Grande Porto Alegre, que resultou em um acordo para convocar uma reunião ampla de todas as comunidades em todos os estados brasileiros no final deste ano, que resultaria na formação de uma Comissão Preparatória do Congresso da FEPAL – Federação Árabe Palestina do Brasil, para eleger uma nova liderança para a comunidade no Brasil.
Conforme o acordo, essa Comissão Preparatória deve incluir todas as cores do espectro da política e das atividades econômicas, culturais e sociais da comunidade. O Congresso da FEPAL deverá ser realizado no primeiro semestre de 2011.
Tayseer Khaled participou de um programa de reuniões, visitas e seminários em Campo Grande e na região da Grande Porto Alegre onde se reuniu com prefeitos, líderes das comunidades palestinas e árabes, das organizações civis e governamentais estaduais.
Em Campo Grande, a comunidade palestina organizou uma grande manifestação popular, em que, no fim do evento, o Presidente da Câmara Municipal, o Sr. Powell Cioffi condecorou Taysser Khaled e o embaixador palestino Ibrahim al-Zabin com a "Ordem do Mérito", na presença do Presidente da comunidade Jamal Salim, representando o governador do Estado.
Khaled encerrou seu programa de visitas ao Brasil na região da Grande Porto Alegre, onde vive uma numerosa comunidade palestina. Teve uma reunião com Sr. Elayyan Alladin, Presidente da FEPAL, com líderes comunitários, comerciantes, empresarios e com o presidente da comunidade palestina no estado do Paraná.
Participou, juntamente com o embaixador da Palestina no Brasil, de um seminário no clube Palestino, que discutiu os últimos desenvolvimentos e acontecimentos políticos e do papel das nossas comunidades na luta nacional travada pelo povo palestino para defender os seus inalienáveis direitos nacionais ao retorno, à auto-determinação e o estabelecimento do estado palestino independente e Jerusalém como sua capital. Ele também se encontrou com os refugiados palestinos vindos do Iraque, protegidos e acolhidos oficialmente pelo Brasil.
Taysser abordou os assuntos que preocupam os refugiados e relatou o encontro que teve com a ACNUR( Agencia da ONU para Refugiados) onde foi acordado que a agência deve continuar preservando os direitos e interesses dos refugiados, sendo que foi essa Agencia que supervisionou e organizou a retirada forçada dos refugiados dos acampamentos de Rwueished e Alwalid.
Taysser assegurou aos refugiados que o Departamento de Assuntos de Expatriados no Comitê Executivo da OLP não poupará esforços no atendimento de seus interesses.
A última parada da turnê de Tayseer Khaled foi no Chile. Acompanhado da Embaixadora da Palestina no Chile, Dra. May Kayla, o Presidente Taysser manteve encontros com todas as personalidades, entidades e organizacoes da comunidade palestina no país, no qual a comunidade possui cerca de trezentos mil expatriados palestinos. Reuniu-se com membros da entidade Belém 2000 , o destacado empresario José Said e o Sr. Mario Nazzal, também se reuniu com líderes da Federação Palestina do Chile, seu Presidente, o Sr.Abu Ghosh e o Sr.Geier Dharifeh. Reuni-se com o Conselho de Administração do Clube Palestino, que inclui a participação de milhares de pessoas da comunidade , com a Associação das Mulheres da Palestina e com a UGEP-União Geral dos Estudantes Palestinos do Chile. Visitou a Escola Árabe e se reuniu com a administração, os alunos e de membros da Associação dePais.
Em todos esses encontros, nos quais a Embaixadora da Palestina no Chile esteve presente, Taysser relatou aos líderes e membros da comunidade a permanente evolução da luta política cruel que a liderança palestina trava com o Governo de Israel anti-paz, relatou as opções de enfrentamento e as opções políticas na agenda da liderança palestina e do povo palestino, incluindo a opção de recorrer às Nações Unidas e convidar instituições e governos a reconhecer o Estado da Palestina nas fronteiras de junho de 1967, o reconhecimento de Jerusalém como a capital do Estado da Palestina e aceitar o Estado da Palestina como um membro de pleno direito das Nações Unidas e ressaltou o papel das comunidades palestinas a participar na prestação de um amplo apoio para estas opções.
Tayseer Khaled reuniu-se durante a sua visita a estes países com varios funcionários e autoridades de Ministérios de Relações Exteriores e uma série de líderes partidários, apresentando o quadro da evolução política e as posições do Governo de Israel, que escolheu o caminho da política hostil de assentamento colonial ao invés de optar por uma solução política global do conflito para garantir a segurança e estabilidade para todos os povos e nações da região, incluindo o Estado da Palestina, e de salvaguardar os direitos dos refugiados palestinos ao retorno para seus lares, em conformidade com as resoluções de legitimidade internacional e apelou para que apoiem as escolhas do povo palestino e seu direito nacional em face da política do Estado de Israel, anti-paz.
Fonte: blog Sanaúd, de Emir Mourad