Com Evo, desnutrição em menores de 2 anos despenca na Bolívia
A Bolívia reduziu drasticamente a desnutrição infantil nos últimos quatro anos, mediante políticas impulsionadas pelo governo do presidente Evo Morales, informaram fontes do Ministério da Saúde.
Publicado 13/11/2010 14:52
A ministra da Saúde, Nila Heredia, assegurou que a prioridade do governo, desde 2006 – ano em que se estabeleceu o processo de mudança no país andino amazônico –, é reduzir a desnutrição, principalmente em crianças menores de cinco anos, para aumentar a expectativa de vida da população.
"Desde 2006, o objetivo do estado é erradicar a desnutrição, por isso, foi implantado o programa Desnutrição Zero para crianças menores de cinco anos. Os resultados são importantes porque o nível de desnutrição entre crianças menores de dois anos era de 27% e agora estamos em 15 %. Isso significa que baixamos 12 pontos percentuais em quatro anos", disse ela.
A ministra ressaltou que, no caso de crianças menores de cinco anos, a desnutrição caiu de 27% para 22%. "São cinco pontos que conseguimos baixar", afirmou. "Isso é excepcional, muitos países caíram cinco pontos em dez anos. Na Bolívia, estamos conseguindo baixar de forma significativa a desnutrição", destacou.
De acordo com ela, os menores de cinco anos que estão bem nutridos têm um desenvolvimento físico e intelectual superior ao de uma criança desnutrida. Nessa linha, Heredia indicou que é uma missão do governo erradicar a desnutrição, especialmente em 166 municípios do país.
"Estamos priorizando 166, dos 337 municípios, porque são áreas onde a taxa de pobreza é elevada", disse ela, argumentando que o governo promove um programa de incentivo para conseguir combater a desnutrição nos municípios. "Embora já exista um grande impacto, temos que sustentá-lo para chegarmos a zero desnutrição, que é o nosso objetivo.”
Fonte: Bolpress