Bahia participa do Encontro Nacional de Combate ao Racismo da CTB

Quinze delegados da Bahia participam do 1º Encontro Nacional de Combate ao Racismo da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), que acontece de hoje até o dia 24 de novembro, em São Paulo. São representantes de diversas categorias – como metalúrgicos, bancários, comerciários, trabalhadores dos postos de combustíveis, técnicos da UFBA e operários da construção civil – que compreenderam a importância de discutir a questão da discriminação racial no ambiente de trabalho.

Sempre na dianteira do debate sobre o preconceito racial, a CTB Bahia criou desde a sua implantação o Coletivo de Combate ao Racismo para discutir o combate ao assédio moral é à discriminação racial no mercado de trabalho. “Queremos entender como funciona o racismo nas empresas para combater o problema e fazer com que o trabalhador negro tenha espaço não apenas no chão de fábrica, mas também nas funções de diretoria“, afirmou o secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia, Silvio Pinheiro.

Para Pinheiro, que também é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, o tema da discriminação racial deve ser pauta constante de debate em toda a sociedade. “Não basta todo ano, no dia 20 de novembro, a imprensa e as entidades fazerem referência à questão racial, o tema da igualdade de oportunidades para negros na sociedade, e em todas as áreas como o mundo do trabalho, deve ser diário e prioritário para os sindicalistas. O assédio moral, a discriminação para ocupar cargos em postos de trabalho, e o disfarce do racismo na ocupação de atividades menor remuneradas, são problemas cotidianos para as negras e negros trabalhadores”, afirma.

Com o tema "Percepções e os Novos Desafios para o Enfrentamento e Superação da Discriminação Racial e do Racismo no Mercado de Trabalho", o 1º Encontro Nacional de Combate ao Racismo da CTB acontece entre os dias 22 de 24 de novembro na capital paulista. O evento terá a participação de lideranças sindicais, representantes de associações, instituições sindicais filiadas CTB, além de contar com a presença de convidados representantes de movimentos sociais, ativistas do movimento negro e representante de instituições públicas e privadas que atuam, afirmativamente, junto à população negra.

O objetivo da atividade é refletir, avaliar e contribuir para a agenda dos movimentos sociais no enfrentamento, combate e a consequente superação do racismo a partir das novas configurações do mercado de trabalho. O principal instrumento nesta luta, para a CTB, é o Estatuto da Igualdade Racial, que depois de tramitar por quase uma década na Câmara e no Senado, foi sancionado pelo Presidente Lula e está em vigor desde o dia 20 de outubro.

De Salvador,
Eliane Costa