Em Olinda, janeiro já é carnaval
O segundo domingo de prévia carnavalesca em Olinda atraiu milhares de pessoas até as ladeiras do Sítio Histórico. A movimentação de foliões e turistas era visível em todas as partes da Cidade Alta. Todos estavam no afã de apreciar alguma orquestra de frevo ou mesmo ver ensaios de grupos que já vêm ensaiando para o Carnaval desde o ano passado. A festa se estendeu durante à noite, quando já não havia mais atrações nas ruas, porém, a animação do público parecia não ter hora para acabar.
Publicado 10/01/2011 10:03 | Editado 04/03/2020 16:57
Durante à tarde de ontem, a agremiação carnavalesca Pitombeiras dos Quatro Cantos – uma das mais tradicionais do Carnaval pernambucano – realizou um ensaio interno em sua sede contagiando a todos que passavam pela rua 27 de janeiro ou mesmo aqueles que já aguardavam em frente ao local. Foi o caso do casal de turistas paulistanos Fabiana Aragão, de 27 anos, e Tiago Pinto Riça, 28. Eles vieram de São Paulo passar férias em Pernambuco e conheceram o autêntico ritmo pernambucano: o frevo. “Estou gostando muito dessa prévia, as pessoas são calorosas e o clima está contagiante. Pretendo voltar outras vezes, estou adorando”, disse a turista.
O presidente da Pitombeiras, Júlio Silva Filho, disse que a agremiação está completando 64 anos este ano. Por isso, eles pretendem levar um Carnaval ainda mais alegre ao público olindense. “Estamos com ensaios desde o mês de setembro do ano passado. A partir de agora até o próximo dia 20 de fevereiro faremos ensaios como este. Nosso Carnaval e da diversidade e da participação popular. Queremos tentar manter nossas tradições”, exaltou o presidente.
Acompanhada da neta Laurianis, de apenas 5 anos, Hilda Brandão, de 56 anos, fantasiou a neta e a levou para passear pelas ruas de Olinda atrás da folia. “Gosto muito desse clima, estou frequentando desde agora e vou continuar vindo todos os domingos”, comentou Hilda. “Gosto muitos dos bonecos (gigantes)”, afirmou a neta Laurianis.
Os grupos D´breck e Patusco também realizaram ontem ensaios abertos ao público próximo à orla olindense. Na praça do Carmo, o grupo percussivo feminino as Conxitas fizeram também um ensaio para a população tocando músicas populares brasileiras.
Fonte: Folha de Pernambuco