Sem categoria

El Salvador inaugura monumento ao fundador da FMLN, Shafik Handal

Um monumento ao líder histórico da Frente Farabundo Martí para la Liberación Nacional (FMLN), Shafik Handal, foi inaugurado em um evento público na capital de El Salvador.  

O secretário-geral do partido Medardo González, disse em um discurso que a obra simboliza a unidade da Frente e desta com o povo, sem cujo apoio, sublinhou, "não se podem alcançar as mudanças no país”.

González disse que, para realizar os sonhos de justiça e vida digna para todos de Handal, é preciso fazer uma revolução em El Salvador e quebrar as estruturas de dominação herdadas de épocas anteriores.

Convocou, assim, a militância a fazer um trabalho de porta em porta, cara a cara com o povo: “estamos comprometidos em garantir as mudanças. As pessoas esperam muito de nós, somos a esperança do povo”, disse ele.

Nova era

As ideias e o trabalho de Handal também foram destacados pelo vice-presidente, Salvador Sánchez Cerén, que destacou a sua importância na nova era que vive o país.

“Derrotar o neoliberalismo em El Salvador é a tarefa de todos os revolucionários da FMLN. Não podemos abandonar este compromisso”, ele disse. “As aspirações do povo, só as pode resolver o partido, inspirado no trabalho de Shafik”, completou.

O simbolismo e beleza da obra foram ressaltados por Tania Handal, viúva do herói nacional, que observou que a grande obra do povo será fazer a revolução.

O monumento está localizado em uma praça na entrada norte da estrada para a capital, no município populoso de Mejicanos, um dos redutos históricos da FMLN.

Ele foi projetado pelo escultor Rafael Consuegra e pelo arquiteto Romulo Fernandes, de Cuba, autores também do mausoléu que guarda os restos mortais de Handal na entrada do cemitério da capital Los Ilustres.

Homenagens

As homenagens a Handal, após a conclusão, nesta segunda-feira (24), do quinto aniversário sua morte, começou no último sábado com um evento popular no centro da capital e durou até segunda à noite.

Fonte; Prensa Latina
Tradução: Luana Bonone