Pela 3ª vez Jadel Sebba (PSDB) comanda o legislativo goiano

O deputado estadual Jardel Sebba (PSDB) chega ao comando da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás pela terceira vez. A mesa diretora também foi eleita e dirigirá o legislativo para o próximo biênio.

Em votação aberta pela primeira vez para eleição da Mesa Diretora da Casa, foram eleitos, nesta terça-feira (1º), os seus novos integrantes.

A escolha dos membros foi realizada, cargo a cargo, para um mandato de dois anos. Apenas um candidato foi apresentado para cada cargo da Mesa Diretora.

Foram eles: Presidente, Jardel Sebba (PSDB), o candidato a presidente recebeu 41 votos; 1º vice-presidente, Fábio Sousa (PSDB); 2º vice-presidente, Bruno Peixoto (PMDB); 1º secretário, Valcenor Braz (PTB); 2º secretário, Álvaro Guimarães (PR); 3º secretário, Humberto Aidar (PT) e 4º secretário, Nélio Fortunato (PMDB).

Logo após a votação, a nova Mesa Diretora foi empossada.

A oposição, por meio do discurso de Luis César Bueno (PT), apontou os graves problemas na educação e na saúde no estado, e da perspectiva de privatizações das estatais em crítica ao governo Marconi Perillo (PSDB). "Reafirmo a defesa da Iquego, da Ceasa, da Celg, da Celg Telecom e da Saneago sob domínio público e controle do Estado", salientou Luis César.

O deputado discursou citando por várias vezes o governo do ex-presidente Lula, falou dos avanços em diversas áreas e o fortalecimento do Estado e das expectativa positivas do governo de Dilma Rousseff.

A Assembleia também ouviu o protesto do deputado Misael Oliveira (PDT) contra o que chamou de "panelinha" formada por Jardel e o então presidente Helder Valin (PSDB). "Acho que a Assembleia não pode ficar na mão de duas pessoas. Um sai Candidato a prefeito de Catalão, passa (o cargo) para o Valin, que passa para o Jardel, aí o Jardel vai pra Catalão de novo e devolve ao Valin. Será que no meio desses 41 nomes não tem mais nenhuma pessoa que possa postular essa presidência?", reclamou Misael, citando o fato de Jardel ter disputado a prefeitura de Catalão em 2008.

Os líderes

Logo após a sessão de eleição da nova Mesa Diretora, já no final da tarde de ontem foram definidos os líderes das bancadas com assento na Casa, que irão orientar as decisões da legenda.

O PSDB, com oito deputados, indicou como líder, Túlio Isac. Daniel Vilela como líder PMDB que também conta com oito deputados.

Da redação local,

Eliz Brandão