Lula Morais diz que bioenergia será tema de estudo do Conselho
O deputado Lula Morais (PCdoB) afirmou, na sessão plenária da última sexta-feira (18/03) da Assembleia Legislativa, que o novo tema abordado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos será Bioenergia. Segundo o parlamentar – eleito ontem novo presidente do Conselho –, a ideia é preparar o Ceará para os novos investimentos que a Petrobras projeta para o Estado.
Publicado 21/03/2011 10:33 | Editado 04/03/2020 16:32
De acordo com Lula Morais, a Petrobras incluiu o Ceará em um programa de planejamento estratégico de incentivo a empresas da cadeia produtiva do petróleo e gás. Isso se deve aos novos investimentos da empresa petrolífera no Estado, como a implantação da refinaria.
O novo presidente do Conselho de Altos Estudos ressaltou que é preciso acompanhar o desenvolvimento desse programa no Estado. “Temos que nos capacitar para potencializar o efeito que tem uma refinaria”, disse. Ele ponderou que o produto final da refinaria é o óleo diesel, porém sua cadeia produtiva gera vários subprodutos. “Esse é um foco extremamente estratégico para nosso Estado”, afirmou.
O deputado se comprometeu em dar continuidade aos estudos que o órgão já vinha desenvolvendo, como o Pacto Pela Vida e de Convivência com o Semiárido. Ele lembrou que o Pacto das Águas já deu frutos. “Hoje existe um conjunto de propostas para a gestão das águas no Estado, que está sendo utilizado pelo Governo para resolver problemas da população”.
Lula também afirmou que o presidente do Legislativo Cearense, deputado Roberto Cláudio (PSB), deu um passo a mais na democratização do Conselho quando possibilitou retirar a exclusividade da Mesa Diretora de comandar o órgão. Além disso, ele assegurou que todos os componentes terão voz o voto no Conselho. Integram o colegiado 14 deputados, sendo sete titulares e sete suplentes. “Essa é uma separação formal. Todos terão participação nas decisões dos temas que devemos conduzir e encaminhar para a discussão.”
O parlamentar explicou que pretende constituir câmaras dentro do Conselho para que os deputados que compõem o colegiado possam discutir os temas conforme sua vocação. “Essa não é uma responsabilidade individual. É coletiva”, assinalou. Segundo ele, um outro tema que já está na pauta é saneamento básico.
O deputado Sérgio Aguiar (PSB), membro titular do colegiado, ressaltou que a função do Conselho é ajudar a Assembleia a contribuir com a elaboração de políticas públicas de Estado, “mostrando que não temos aqui uma discussão estanque”. O deputado Júlio César Filho (PTN), que está na suplência do Conselho, disse que pretende participar efetivamente dos trabalhos.
O líder do Governo, deputado Antônio Carlos (PT), colocou-se à disposição para apoiar as ações do órgão e parabenizou Lula Morais por ter sido eleito presidente. “Com certeza podemos, sem demérito de nenhum outro colega, dizer que esse Conselho está bem entregue em suas mãos”, disse o petista.
Áudio (Disponibilizado por uma semana)
Asfalto
Também na sexta-feira Lula Morais agradeceu à Prefeitura de Fortaleza que atendeu a solicitação de asfaltar novamente as vias por onde passam as linhas de ônibus do bairro Castelo Encantado. O parlamentar disse que foi abordado por um dos moradores da comunidade, que reclamou dos buracos existentes, alertando para um possível agravamento durante a quadra invernosa. “Esta reivindicação é muito importante para as pessoas que precisam utilizar essas linhas”, ressaltou.
Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa