Lula e PCdoB no aniversário da Frente Ampla do Uruguai
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do PCdoB do Paraná e membro do Comitê Central do partido, Milton Alves, participam das comemorações do 40º aniversário da Frente Ampla do Uruguai.
Publicado 25/03/2011 10:35 | Editado 04/03/2020 16:54
A Frente Ampla (em espanhol: Frente Amplio – FA) é uma coalizão eleitoral progressista do Uruguai, da qual fazem parte vários partidos políticos e organizações da sociedade civil.
Fundada em 1971 na tentativa de eleger Líber Seregni à Presidência da República, foi colocada na ilegalidade e reprimida – junto com seus líderes – depois do golpe militar uruguaio de 27 de junho de 1973.
Mais de trinta anos depois, já na democracia, elegeu o presidente Tabaré Vázquez. Após cinco anos de um governo popular, elegeu também seu sucessor, José Mujica.
O PCdoB mantém relações políticas e fraternais com partidos da Frente Ampla, entre eles, o Partido Comuinista do Uruguai.
O encontro éacontece durante todo o fim de semana e começa nesta sexta (25), às 19 horas, com um ato massivo no centro de Montevidéu, que contará as presenças de Lula, como convidado especial, e Milton Alves – que representará o PCdoB no evento.
Durante o sábado e domingo (26 e 27) haverá reuniões e oficinas sobre as experiências de governo da Frente Ampla, as políticas públicas e as conquistas democráticas e sociais.