Municípios do PI vão intensificar política de combate às drogas
O Piauí é um dos primeiros estados que teve iniciativa de implantar políticas públicas de combate às drogas, através da Lei Ordinária 5.775/08, sancionada pelo então governador Wellington Dias. O projeto votado e aprovado na Assembleia Legislativa teve o indicativo do deputado estadual e secretário da Justiça, Henrique Rebelo.
Publicado 02/05/2011 19:45 | Editado 04/03/2020 17:00
O deputado estadual e secretário da Justiça Henrique Rebelo representou o governador Wilson Martins na abertura do evento, onde estiveram presentes também o prefeito de Teresina, Elmano Ferrer, Aloísio Andrade (presidente do Conselho Nacional de Políticas Públicas contra às Drogas), deputada federal Iracema Portela (PP/PI), (3ª. vice-presidente da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas), Francisco Guedes (secretário da Assistência Social e Comunitária-Sasc) e outros convidados. Durante a abertura do I Capacitação dos Conselheiros Estaduais e Gestores dos Municípios do Estado, Henrique Rebelo foi homenageado com o título de Reconhecimento como gestor público que combate às drogas no Estado.
Para o secretário Henrique Rebelo, “sem planejamento e sem metodologia aplicada para combater às drogas é impossível enxergar uma luz no fim do túnel”. Ele disse que na época em que foram discutidas políticas de combate às drogas, entendeu que era importante implantar mecanismos de combate e defendeu um fundo específico e permanente para ser utilizado nesta luta. Por essa razão sugeriu ao governo a criação da Lei que define as estratégias de combate ao tráfico e consumo de drogas no Estado.
Recursos
Célio Luiz, presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre às Drogas e coordenador da Fundação da Paz, ressaltou a importância da união dos governos federal, estadual e municipal, bem como da sociedade, no combate às drogas. Ele disse que a I Capacitação de Conselheiros Estaduais e Gestores dos Municípios é importante para ampliar o combate às drogas em todo o Estado.
Segundo Célio Luiz, as operações de combate às drogas já apreenderam cerca de R$ 3 milhões em bens e dinheiros dos traficantes. Esses recursos vão ser investidos em políticas de combate às drogas, seja na prevenção ou nas operações contra o tráfico. A capacitação contou com a participação do senador Wellington Dias, que falou sobre “Políticas Nacionais e a importância dos municípios no enfrentamento às drogas. Ainda foram proferidas palestras sobre a Importância dos Conselhos (Aloísio Andrade), implantação dos Conselhos Municipais (Manoel Teles, representante da Secretaria Nacional Antidrogas e Elaboração de Projetos de Combate às Drogas (Senad).
Fonte: Ccom