Sem categoria

Michel Martelly é proclamado novo presidente do Haiti

Michel Martelly foi proclamado neste sábado (14) presidente do Haiti, em uma cerimônia realizada nos arredores do Parlamento da nação, sucedendo no cargo René Préval. Martelly, 56º líder da República do Haiti, tomou posse após a leitura do decreto que o declara chefe do Estado e recebeu a faixa presidencial das mãos do presidente da Assembleia Nacional, Rodolphe Joazile.

A cerimônia ocorreu em meio a um inesperado blecaute, no salão construído nos últimos dias para acolher o ato oficial. Antes, o novo governante pronunciou o juramento perante Joazile. "Juro por Deus e pela nação observar fielmente a Constituição e as leis da República", declarou Martelly.

Leia também:

O novo presidente também se comprometeu a "respeitar e fazer respeitar os direitos do povo haitiano e trabalhar para a magnificência da pátria na manutenção da independência nacional e a integridade do território". Após a cerimônia, o novo líder deixou o salão e ouviu os acordes do hino presidencial, interpretado do lado de fora pela Orquestra da Polícia Nacional.

Acompanhado da esposa, Sophia Saint-Remy, o presidente recém-empossado se dirigiu ao museu do Panteão Nacional para deixar flores em homenagem aos heróis da nação haitiana. "Hoje me sinto como ontem, só que agora tenho o comando da nação", disse o novo governante à agência de notícias Efe, antes de partir rumo ao museu.

Acostumado com palcos, o cantor Michel Martelly assume a Presidêncoa do Haiti com o desafio de reconstruir um país ainda destruído pelo terremoto de janeiro de 2010 e assombrado pela epidemia de cólera que matou mais 5mil pessoas.

Ele vai trabalhar sem o apoio da maioria dos parlamentares do país. Martelly conta apenas com três deputados de seu partido no Parlamento. Já o partido Inité, do agora ex-presidente René Preval, foi o único a obter uma leve maioria na Câmara baixa, com cerca de 34 deputados de 99. Mesmo com a grande diferença no número de representantes, o fato já foi classificado por Martelly como “irrelevante”.

"Para mim é irrelevante, porque meu enfoque vai ser este: tanto os deputados quanto os senadores e eu mesmo fomos escolhidos pelos haitianos para servi-los", afirmou Martelly durante a primeira entrevista em abril, após a oficialização de sua vitória nas urnas, com 67,57% dos votos.

Durante a campanha, Martelly declarou que sua intenção é reconstruir o Haiti. Para isso, quer consolidar instituições públicas do país e programas sociais que estimulem a geração de emprego – um dos principais problemas da sociedade haitiana –, recuperar a economia, e melhorar os sistemas de infraestrutura e serviços básicos, como a educação e a saúde.