Mostra de cinema aproxima brasileiros do Oriente Médio
As questões sociais dos países árabes como Tunísia, Egito, Síria, Emirados Árabes, Iraque, Argélia, Marrocos e Palestina serão discutidas 6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema em São Paulo. Com temáticas relacionadas à pobreza, prostituição e preconceito contra a homossexualidade, 15 filmes serão exibidos entre os dias 15 e 29 de junho.
Publicado 09/06/2011 14:36
O evento é promovido pelo Icarabe (Instituto da Cultura Árabe) em parceria com o Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), Prefeitura Municipal de São Paulo, Cinemateca Brasileira e o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil).
Com o objetivo de aproximar o mundo árabe da realidade brasileira, os filmes foram selecionados pela brasileira Nagila Guimarães e pela tunisiana Dora Bochoucha para estimular o debate e um olhar mais reflexivo e menos preconceituoso sobre o Oriente Médio.
Em What a Wonderful World (2006), por exemplo, o Marrocos é retratado a partir do relacionamento de uma prostituta com um assassino. A partir do envolvimento dos dois, passam a ser discutidas questões como preconceito, pobreza e o papel da mulher na sociedade.
Bastante presentes no evento, as mulheres serão representadas pela cineasta tunisiana Raja Amari, de Segredos Enterrados (2009); Anne-Marie Jacir, que exibe seu primeiro longa-metragem, Salt of this Sea (2008); Kamla Abu Zekri, com o campeão de bilheterias no Egito, Um a Zero (2009); Dima el Horr, que mistura política e surrealismo em Todo Dia é Feriado (2009) e a documentarista iraniana Mayson Pachachi, que exibe Câmeras Abertas (2009).
Além deste último, outros dois documentários serão exibidos: VHS Khaloucha (2006), de Néjib Belkadhi, a história hilária de um cineasta amador que produz longa-metragens em VHS, e Reciclar (2007), do diretor Mahmoud Al Massad, que revela o ambiente social gerador de terroristas e imigrantes.
Também estão na programação “Caindo por Terra” (2008), de Chadi Zenedine, e nomes como Mohamed al Daradji, diretor de “Filho da Babilônia” (2009), aclamado em 2010 pela Revista Variety como o Cineasta do Ano do Oriente Médio.
“Cidade da Vida” (2009), de Ali Mostafa, primeiro filme dos Emirados Árabes a ser distribuído nacional e internacionalmente, “Outra Vez” (2009), de Joud Said, mais jovem diretor sírio a concluir um longa-metragem, também integram o evento.
Ao final do evento, no dia 29 de junho, Nagila e Dora realizarão um debate sobre a atual situação política na Tunísia onde, no dia 18 de dezembro do ano passado, teve início a Revolução de Jasmim. Após inúmeras manifestações, os protestos levam à saída do presidente da República, Zine el Abidine Ben Ali, que ocupava o cargo desde 1987. O objetivo do debate é discutir a conjuntura política do país pós-levante e relacionar os processos políticos vividos atualmente no mundo árabe.
Serviço:
6ª Mostra Internacional Mundo Árabe de Cinema
Local: CineSESC (16 a 23/6), Centro Cultural São Paulo (17 a 26/6), Cinemateca (21 a 29/6) e Matilha Cultural
Mais informações: www.icarabe.org
Fonte: Opera Mundi