Lançamento do Comitê Baiano pela Verdade será nesta quarta
A mobilização pela criação da Comissão da Verdade continua a todo vapor na Bahia. Na próxima quarta-feira (15/6), às 19h, em Salvador, acontece o lançamento oficial do Comitê Baiano pela Verdade, instância que vai congregar todas as entidades envolvidas com a causa no estado. O ato de lançamento do Comitê será no auditório do Conselho Estadual da Cultura, que fica no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, e contará com a presença da secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário.
Publicado 13/06/2011 17:09 | Editado 04/03/2020 16:19
A decisão de criar o Comitê Baiano pela Verdade foi tomada no último dia 30 de maio, em uma reunião com diversas entidades da sociedade civil e do movimento social organizado. Entre os membros da entidade estão a seção Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil, o Grupo Tortura Nunca Mais, Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE), Arquidiocese de Salvador e Centro de Estudos Vitor Méier. A Universidade Federal da Bahia, entidades do movimento estudantil e Associação Baiana de Imprensa (ABI) também manifestaram interesse de participar do Comitê.
O objetivo do grupo é trabalhar na sensibilização dos deputados federais e senadores baianos para a importância da criação da Comissão Nacional da Verdade, cujo Projeto de Lei está no Congresso Nacional desde maio de 2010 e ainda não tem data prevista para ser votado.
Para Diva Santana, do Grupo Tortura Nunca Mais na Bahia, a criação Comissão da Verdade é um passo muito importante para a consolidação da democracia no Brasil. “Nós não temos uma democracia consolidada. A prova disso é a dificuldade de aprovação da Comissão da Verdade. Isso mostra que ainda temos setores da sociedade impregnados no atraso. Eu acho que a democracia só se consolida com a verdade. Nenhuma democracia se consolida com a mentira e a ocultação do que aconteceu”, concluiu.
De Salvador,
Eliane Costa