Sem categoria

Nepal republicano adotará política econômica socialista

O governo do Nepal proclamou neste domingo (3) sua determinação de impulsionar o processo de paz e de adotar o socialismo como política econômica para estimular o desenvolvimento do país com igualdade.

O primeiro presidente nepalês desde a conversão do antigo reino himalaio em República no ano de 2008, Ram Baran Yadav, apresentou ao Parlamento as políticas e programas de sua administração, com a finalidade de impulsionar o processo de paz e a redação de uma nova Constituição.

Encabeçado pelo Partido Comunista, o governo se propõe executar uma política econômica socialista para eliminar os remanescentes de uma estrutura feudal petrificada.

Citado pela agência indiana de notícias PTI, Yadav ressaltou que os programas governamentais darão especial ênfase no benefício às mulheres, os dalits (último escalão de um rígido sistema de castas ainda imperante) e as comunidades marginalizadas.

Ainda sob o impacto de uma década de guerras intestinas, o Nepal encara enormes dificuldades para redigir uma nova Constituição, entre elas a existência de um sem número de partidos políticos.

Em 29 de maio, um acordo entre o Partido Comunista, outras organizações progressistas e o Partido do Congresso, principal da oposição, permitiu ampliar em três meses o prazo concedido à Assembleia Constituinte (601 membros) para concluir o primeiro rascunho da Carta Magna.

Yadav disse aos legisladores que o governo prioriza a aplicação desses acordos e ressaltou que a comunidade internacional está atenta às peculiaridades do processo de paz no Nepal.

"Todos os setores devem ser responsáveis por cumprir desinteressadamente as aspirações de paz do povo nepalês", sublinhou.

Prensa Latina